Cabo inicia microchipagem de cães e gatos nesta sexta-feira (17)

Os animais cadastrados no Programa Cabo Amigo Bicho da Prefeitura do Cabo que forem castrados a partir de amanhã (17) terão um microchip implantado. A medida adotada pela gerência de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente do município visa criar o registro geral de animais domésticos, como prevê a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

As primeiras microchipagens serão feitas amanhã a partir das 8h, no Instituto Quem Ama Castra, instituição parceira da Prefeitura e responsável pelas castrações. “Este será um incremento do nosso programa de castração”, afirma a coordenadora do Bem-Estar Animal, Nathália Nogueira. No momento, apenas os novos agendamentos para castrações de cães e gatos terão a aplicação do microchip.
Nathália Nogueira esclarece que o procedimento vai permitir estabelecer um censo dos animais domésticos, auxiliando nas políticas públicas promovidas pela Prefeitura do Cabo. A aplicação do microchip é subcutânea e o sistema eletrônico armazena dados do tutor como nome, endereço, CPF; e do animal – nome, raça, cartão de vacina, foto, entre outras informações. Os dados ficam inseridos numa plataforma digital do Bem-Estar Animal.

A microchipagem não funciona como localizador do pet, como muitos podem pensar. Mas pode ser um elemento de ajuda na identificação, quando um animal semelhante for encontrado em caso de perda, roubo ou abandono por meio da leitura do microchip.
Para se cadastrar no Programa Amigo Bicho o usuário deve acessar o site da Prefeitura do Cabo – www.cabo.pe.gov.br – e acessar a área de “serviços”, clicando na aba do “Bem-Estar animal”. Depois, em “castração” e “programa cabo amigo bicho – cadastre-se”. O usuário também pode solicitar ajuda para fazer o cadastro pelo WhatsApp 81-97343-6610. Esse número não atende ligações.