A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria da Defesa Social, iniciou a implantação do projeto Patrulha Escolar, nas escolas da rede pública municipal, nesta terça-feira (11). Além das equipes de acompanhamento, no local também é feito o videomonitoramento.
O reforço na atuação de Guardas Civis Municipais nas escolas vem sendo tomado após casos recentes de ataques aos recintos escolares do país. No programa, também serão feitas palestras educativas e de orientação aos possíveis ataques, além da prevenção.
O programa Patrulha Escolar é a união da comunidade educacional com a Guarda Municipal, para reduzir a violência e criminalidade nos recintos escolares e suas proximidades. Seu objetivo principal é a prevenção e, supletivamente, a repressão aos crimes e atos infracionais.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho, o projeto Patrulha Escolar chegou para reforçar aos senhores pais, diretores e professores a tranquilidade que tanto ansiavam para com a segurança das nossas crianças e adolescentes. “A Patrulha Escolar vai cuidar do nosso maior tesouro que são as nossas crianças. Nossas equipes trabalham em prol da nossa sociedade, procurando garantir a segurança que todos anseiam. Com este projeto, o Guarda Municipal passa a ser um amigo, um protetor e um companheiro das escolas”, enfatizou.
Diariamente, são realizadas ações de prevenção, nos principais corredores escolares do município, com equipes de Trânsito e Segurança, como também da ROMU.