O ministro do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, afirmou, nesta quarta-feira (15), que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), virá a Pernambuco em outubro para inaugurar obras de segurança hídrica no estado.
A informação também foi confirmada pelo deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC), aliado do presidente. Segundo Feitosa, ainda não há data certa para a visita, mas estima-se que ela seja realizada na segunda quinzena do mês de outubro.
De acordo com o ministro Rogério Marinho, as ações do governo para a região Nordeste do Brasil estão concentradas no Semiárido, onde moram “quase 26 milhões de brasileiros”, com o objetivo de garantir o acesso seguro à água potável.
Marinho também destaca que a viagem faz parte de uma política do presidente, que tem orientado sua equipe de governo a “abraçar o Nordeste brasileiro”. A região, vale lembrar, é um terreno difícil para Bolsonaro em termos eleitorais, com histórica vantagem de votos para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que vem despontando nas pesquisas de intenção de voto.
O Canal do Agreste, grande obra que custou ao governo cerca de R$ 1,6 bilhão, deve estar no roteiro de visitas do presidente e está pronto à espera da conclusão da Adutora do Agreste, o que representa 60% da construção do sistema de transporte de água.
“Sem a adutora a água não chega, mas também é verdade que sem o canal não tem a adutora. (…) Vamos voltar no mês de outubro com o presidente para inaugurar o canal”, afirmou o ministro”.
Ainda neste mês de setembro, nos dias 03 e 04, o presidente Bolsonaro esteve no estado de Pernambuco, onde cumpriu agendas intensas. Na sexta-feira (03), o chefe do executivo visitou, ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o 7° Depósito de Suprimentos do Exército, no Cabanga, na Zona Sul, onde o casal participou de uma ação social com apresentação da Orquestra Cidadã do Recife.
Na sequência, o presidente se dirigiu ao Mar Hotel, no bairro de Boa Viagem, onde se encontrou com empresários e prometeu a conclusão de grandes obras no estado, como o ramal de Suape da ferrovia Transnordestina, o Arco Metropolitano (estrada para ligar Igarassu ao Cabo de Santo Agostinho) e o Ramal do Agreste da Adutora do Agreste, que distribuirá a água do Eixo Leste da Integração do Rio São Francisco.
Ainda na sexta-feira (03), o presidente presidiu a cerimônia de mudança de comando do Comando Militar do Nordeste para o o general de Exército Richard Fernandez Nunez, que assumiu o posto no Quartel-General do CMNE, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.
No sábado (04), Bolsonaro foi a Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado, onde realizou a 10ª “motociata” no ano com apoiadores que o seguiram do Moda Center até o município de Caruaru, onde discursou e fez ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que a corte precisa “enquadrar os ministros que não cumprem a Constituição”.