Álvaro Porto afirma que Sebastião e André de Paula representam continuidade da gestão reprovada de Paulo Câmara

 

Ao montar a chapa majoritária com o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) na vice e o também deputado federal André de Paula (PSD) no Senado, a pré-candidatura de Marília Arraes (Solidariedade) ao Governo do Estado assumiu de vez a marca da continuidade. A avaliação é do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) que lembra que os dois deputados foram secretários de Estado, sendo personagens atuantes, com voz e poder de decisão na gestão do governador Paulo Câmara, hoje rejeitado pelo povo de Pernambuco.

O deputado destaca que nos últimos 16 anos ambos se mantiveram ao lado do PSB, ocupando, com seus respectivos grupos políticos, espaços significativos dentro das gestões socialistas. “São, portanto, responsáveis pelos resultados limitados da gestão que tanto sofrimento impõe aos pernambucanos”, diz.

Porto observa que, por tudo isso, a chapa anunciada no último fim de semana não tem autoridade para se apresentar como opção de mudança, muitos menos tem condições de tecer críticas ou apontar falhas na gestão. “Na verdade, qualquer tentativa de fazer contraponto a quem se apoiava e se aplaudia até poucos dias atrás é algo que não se sustenta. As pessoas têm discernimento e não vão deixar se enganar. Elas sabem exatamente quem representa a oposição a este governo”, completa.

Sebastião Oliveira foi secretário de Transportes de Pernambuco na primeira gestão do governador Eduardo Campos e entre 2015 e 2018, no primeiro governo de Paulo Câmara. Além disso, mantinha e ainda mantém indicados em diversas secretarias, órgãos estaduais e também na Prefeitura do Recife, onde o PSB dá as cartas desde 2013.

Já André de Paula ocupou, entre 2015 e 2016, a Secretaria das Cidades e também sempre teve aliados em cargos estratégicos em órgãos do Governo. Até há poucos dias mantinha Ruy Rocha na presidência do Instituto de Recursos Humanos (IRH) e, assim como Oliveira, tinha espaço na estrutura da Prefeitura do Recife. Sua filha Cacau de Paula foi secretária de Turismo de capital entre 2021 e meados de maio deste ano.

“Agora que estão rompidos com o governo, falam em desgaste, ciclo vicioso ou mesmo que tiraram um peso das costas ou que se encontraram ao deixar a aliança que sustenta o governo. Mas a gestão vem dando sinais de incompetência e esgotamento há anos. E eles estiveram juntos com Paulo Câmara até agora. Ou seja, a chapa de Marília é composta por quem esteve o tempo todo apoiando o governador. Eles representam a continuidade. E continuidade é tudo o que o povo de Pernambuco não merece e não quer”, afirma Porto.