Coluna de Olho na Política: A era do aumento dos salários dos vereadores

Edição de quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Por Jorge Lemos

Nesta semana, duas câmaras municipais colocaram em votação, os projetos de lei que aumentam o salário dos parlamentares. Começou por Vitória de Santo Antão, onde os vereadores aumentaram seus salários em 56%, em votação que durou 10 segundos. O salário subiu para R$ 15.600,00 reais.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 076/2023 foi proposto pela Mesa Diretora e não estava prevista na ordem do dia e não passou pela Comissão de Justiça e Redação, uma vez que foi dispensada pelo voto de 16 vereadores, de modo que não houve oportunidade de debater a matéria. Apenas os vereadores Carlos Henrique Queiroz e André Carvalho votaram contra o projeto.

Ontem, foi a vez de Escada. Os parlamentares aprovaram o projeto de resolução 002/2023 de autoria da mesa diretora.O projeto, subscrito por diversos parlamentares, prevê um aumento de 87% nos salários dos vereadores, que passarão a receber cerca de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) mensais a partir da próxima legislatura, que inicia em 1º de janeiro de 2025.

Primeira chapa- Em Olinda, já tem chapa fechada de candidato a prefeito e vice. O advogado e irmão de Eduardo Campos, Antônio Campos vai concorrer à prefeitura pela segunda vez e já definiu que o também advogado, Paulo Sales, será seu vice. Ambos pertencem ao PRTB.

Fidelidade – O PSB postou, ontem, um card com os deputados estaduais que votaram contra o aumento do ICMS e a favor da reeducação do IPVA. Dos 13 deputados eleitos no pleito de 2022, apenas 07 cumpriram a orientação do partido. Os deputados que votaram com o PSB foram Eriberto Filho, Gleide Ângelo, José Patriota, Diogo Moraes, Sileno Guedes, Waldemar Borges e Rodrigo Farias.

Infidelidade– Foram eleitos pelo PSB, mas estão rezando na cartilha da governadora Raquel Lyra (PSDB), os deputados estaduais France Hacker, Francismar Pontes, Aglailson Victor, Simone Santana, Dannilo Godoy e Jarbas Filho, que foi eleito no PSB, mas encontra-se hoje no MDB.

Produzindo– O novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Inaldo Campelo, assumiu a Secretaria há dois meses e já produziu muito mais que o seu antecessor que passou 2 anos e 8 meses no cargo. Os empresários estão satisfeitos com a desenvoltura do atual secretário. Nos bastidores, muito se elogia a experiência, a credibilidade, a habilidade política e o jeito discreto de trabalhar.