Coluna de Olho na Política
Quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Por Jorge Lemos
A decisão do governador Paulo Câmara de exigir que as igrejas com mais de 300 lugares só permitirem entrada nos cultos e missas com o cartão de vacina completo ou teste negativo pra covid tem gerado um embate político muito grande. Era tudo que a bancada Bolsonarista queria neste momento para bater de frente com o governador socialista.
A bancada evangélica na Alepe se pronunciou individualmente, mas com o único discurso de que não foi consultada. Os evangélicos pedem para que o decreto seja revogado. O que causou surpresa ontem, foi a declaração do Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido concordando com a decisão do governador Paulo Câmara. Dom Fernando já reuniu o Conselho da Arquidiocese e já deu o comando para seguir o decreto estadual.
A discussão já passou dos limites do Estado. Ontem, o Pastor Silas Malafaia desceu o nível do debate e disse que era “A safadeza do Governador de Pernambuco”. Pelo jeito, essa discussão vai levar dias e dias, já que Paulo Câmara não abrirá mão da decisão.
Compromisso – Inaugurada no governo do seu pai, Alberto Machado há 28 anos e fechada nos governos anteriores, a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP) inaugura nesta quinta-feira, (30), a Casa do Povo de Sirinhaém, com localização na Rua Arnóbio Marquês, 135, Santo Amaro, Recife. A Casa do Povo vai receber pacientes de Sirinháem que estão em tratamento de saúde na capital pernambucana.
Pé na Estrada – O grupo do senador Jarbas Vasconcelos tem priorizado a pré candidatura do Jarbas Filho para deputado estadual. Herdeiro político do ex-governador de Pernambuco. Jarbinhas tem andando bastante, visitando municípios, conversando com prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Ele também tem levando reivindicações dos municípios para os órgãos estaduais.
Mal exemplo 1 – Um trabalho realizado pelo Tribunal de Contas do Estado em em aproximadamente 800 escolas dos 184 municípios de Pernambuco, apontou problemas estruturais em pelo 60% das unidades de ensino municipais inspecionadas. O aspecto mais grave, de acordo com os dados levantados, é a condição dos sanitários nas escolas visitadas, que atendem cerca de 53 mil alunos da rede municipal. Apenas 34% delas possuem banheiros para uso exclusivo dos alunos e somente em 32% das unidades, eles são exclusivos para alunos dos gêneros feminino e masculino.
Mal exemplo 2 – Quanto a pias, assentos e descargas dos sanitários, metade não possui nenhum dos equipamentos funcionando. Quase 90% não dispõem de banheiros adaptados para cadeirantes. Em 63% dos estabelecimentos, as portas dos banheiros e das cabines estão em condições de uso, mas apenas 46% deles contam com sabão ou sabonete para higiene das mãos.
Exemplo – O prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), tem comemorado bastante o Índice de Convergências e Consistências dos municípios de Pernambuco (ICCPE), com relação ao exercício contábil de 2020. O ICCPE é uma descrição minuciosa elaborada pelo TCE com a intenção de verificar o nível de atendimento e cumprimento por parte dos municípios pernambucanos, das regras e padrões da contabilidade pública. Ribeirão atingiu o percentual de 97,20%.
Vôos altos – Ontem, no meu programa, Balanço 101, na Rádio Cabo FM, entrevistei o vereador do Cabo, Jamerson Batera (PSB). O parlamentar mostrou preparo ao responder minhas perguntas e também dos ouvintes. Pelo andar da carruagem, o vereador tem tudo para dar vôos mais altos na política cabense.