O prefeito João Campos lançou, nesta quarta-feira (08), a nova plataforma do Programa EducaRecife, na qual integra o conjunto de estratégias da secretaria de implantar o Ensino Híbrido na rede municipal. O programa consiste na inclusão da tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando também a ampliação destes espaços, ou seja, o estudante aprende na escola e em casa, além de trazer o professor como um dos principais personagens neste mix de aulas presenciais e digitais.
“A gente dá um passo importante, que é o lançamento da plataforma EducaRecife. Ela vai possibilitar que os alunos e as alunas possam assistir aulas com interação com os professores e professoras. O EducaRecife é um grande programa de ensino híbrido para a nossa cidade, para a nossa rede, e hoje a gente dá um passo importante com a plataforma. Ela vai funcionar com dados patrocinados. A prefeitura está comprando o direito de uso da internet para garantir que os trabalhadores da educação e os alunos vão poder acessar de maneira gratuita, sem precisar de um pacote de dados ou pagar por isso, afinal de contas a educação é fundamental para toda a sociedade”, defendeu João Campos.
A plataforma do EducaRecife aproxima ainda mais o estudante do professor e permite a transmissão de aulas digitais ao vivo. A ferramenta dispõe de chats para que as dúvidas dos estudantes sejam respondidas em tempo real. Além disso, a plataforma – integrada ao Google Classroom – permite a disponibilização de tarefas e atividades educacionais digitais para serem realizadas em casa.
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife poderão assistir às aulas digitais transmitidas ao vivo, bem como rever aulas anteriores que ficarão armazenadas através da plataforma. Durante as aulas ao vivo, a interação em tempo real com o professor também está garantida, assim como o contato com outros estudantes do mesmo ano de ensino de qualquer escola da rede. A ferramenta permite ainda a realização de videoconferência entre professores e estudantes, o acesso aos conteúdos pedagógicos agendados para aquele dia e a participação de enquetes e quiz na hora da live streaming.
A plataforma funcionará também como um canal de formação de professores e comunicação entre a Secretaria de Educação do Recife e os gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da rede. Além disso, estará disponível nas versões web e mobile, permitido o acesso a qualquer hora e lugar e por qualquer tipo de dispositivo – computadores, tablets ou smartphones. Todo o acesso será através de dados patrocinados – custeados pela Secretaria – de forma que todos os professores e estudantes naveguem pela ferramenta sem descontar do seu pacote de internet. Essa característica possibilita que os estudantes, por exemplo, assistam às aulas sem se preocupar com o consumo de dados. Tudo isso para tornar o EducaRecife acessível para todos os que compõem a Rede Municipal de Ensino do Recife.
“Esta plataforma amplia a interação entre estudantes e professores, promovendo um ensino diferenciado e fortalecendo o uso da tecnologia”, pontua o secretário de Educação, Fred Amancio. A plataforma EducaRecife pode ser acessada através do Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br), pelo site do EducaRecife (educ.rec.br/educarecife) e também nas lojas de aplicativos dos smartphones, seja a Google Play Store ou a Apple Store. Para o primeiro acesso, os estudantes utilizarão o número da matrícula como login e a data de nascimento como senha. Já os professores informarão o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como login e a data de nascimento com senha.