O Cabo de Santo Agostinho contará com um novo atendimento de saúde especializado para o público LGBTQIA+. O serviço será ofertado no ambulatório da Policlínica Vicente Mendes, na Cohab. Na unidade de saúde serão disponibilizados serviços de clínico, infectologista, psicólogo, endocrinologistas e outras especialidades médicas.
As consultas serão realizadas de segunda a quinta, das 17h às 21h, por demanda espontânea – não há necessidade de marcação para o atendimento.
Segundo Roberto Vieira, coordenador da política de saúde integral da população LGBT, o ambulatório terá profissionais qualificados para o atendimento deste público específico. “A população LGBTQIA+ precisa ser acolhida em toda rede de saúde, na atenção primária ou de média complexidade. Mas é necessário também o ambulatório específico porque essa população tem necessidades específicas”, explica Vieira.
Segundo ele, essas especificidades de atendimento incluem desde o respeito à orientação sexual como a possibilidade de serem acompanhados nos casos de possíveis transexualidades. “Os profissionais estarão preparados para entender o processo de hormonioterapia. Mesmo que a gente não forneça a medicação, os médicos darão toda a orientação e poderão preparar o público para o tratamento que é feito no Hospital das Clínicas”, disse.
Segundo Roberto o grupo poderá ser atendido em toda a rede de saúde do município. O ambulatório especializado, no entanto, faz parte da política municipal da saúde LGBT. “Estamos criando a nossa política municipal de saúde LGBT que segue a orientação das políticas nacional e estadual”, comentou.