Na solenidade em comemoração aos 199 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizada na manhã desta segunda (16), no Salão do Pleno do Palácio da Justiça, o prefeito do Recife João Campos foi agraciado com a Medalha Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado (grau grande oficial). A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do TJPE devido às medidas sanitárias necessárias em razão da pandemia da covid-19.
O prefeito destacou a importância das instituições para a construção de um país forte. “Uma honra muito grande ter sido agraciado com essa comenda do Tribunal de Justiça no ano em que completa 199 anos de instalação. Aqui a gente celebra as instituições, lembra que um país forte precisa de instituições fortes, que tenham harmonia entre si, então parabéns ao Tribunal, agradeço a homenagem”, disse o gestor municipal após receber a medalha.
João Campos ressaltou ainda o quanto é importante haver independência dos poderes, mas também uma harmonia entre as instituições. “É muito bom a gente poder celebrar a vida das instituições. Um país forte é aquele que tem as suas instituições fortes e respeitadas. Como a nossa constituição preconiza, há uma independência dos poderes mas deve haver uma harmonia. Então eu vim aqui prestigiar o Tribunal de Justiça de Pernambuco pelos seus 199 anos de instalação, no próximo ano já completando dois séculos, representando uma defesa do estado democrático de direito, da vida do estado de Pernambuco. Então parabenizo o Tribunal de Justiça e desejo que por mais muitos séculos ele seja responsável por preservar o estado democrático de direito”, finalizou.
O presidente do Tribunal, Desembargador Fernando Cerqueira, ao abrir a solenidade, recordou um marco recente da história do TJPE. “há dez anos iniciamos um novo capítulo da nossa história, na gestão do desembargador José Fernandes de Lemos, começamos a implantação do processo judicial eletrônico. Este sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça tinha a promessa de tornar a Justiça mais rápida e acessível. Naquela época, cerca de 200 mil processos ingressavam na Justiça de Pernambuco por ano. Hoje celebramos assim – os 199 anos de instalação do Tribunal com esse grande feito. Demos um passo para nos tornarmos um Tribunal cada vez mais digital”, comentou.
Também compuseram a mesa durante a sessão: a vice-governadora Luciana Santos, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Eriberto Medeiros, o procurador geral do Ministério Público Paulo Augusto. O Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Humberto Martins, participou de forma remota da sessão, com uma palestra magna.
A solenidade foi iniciada com o coral do TJPE cantando o hino do Brasil. A sessão também contou com a apresentação do vídeo institucional comemorativo “Arte e Histórias no Palácio da Justiça” com o grupo teatral do TJPE, Trupe do Faz e Conta, e com o lançamento da reedição do livro “Uma Corte de Justiça do Império: O Tribunal da Relação de Pernambuco”. Além da inauguração da Sala dos Desembargadores; e a inauguração da Rua Frei Vicente de Salvador e das estátuas em homenagem aos desembargadores Bernardo José de Gama, José Ferraz Ribeiro do Valle e Joaquim Nunes Machado, ao lado do Palácio da Justiça.