O deputado Estadual Joel da Harpa (PP), solicitou a inserção de militares e bombeiros, como grupo prioritário na 1° fase do Programa Emergencial de Vacinação para o combate do COVID-19. No projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), estão inseridos policiais militares, civis e federais, rodoviários, bombeiros e guardas municipais. Eles se somam aos profissionais da saúde, que já possuem prioridade dentro do plano nacional.
De acordo com o Deputado, os bombeiros que atuam no resgate são de extrema importância no combate à pandemia e devem ser prioridade. “Por estarem na linha de frente das ações, expostos ao vírus e atuando em hospitais, mesmo seguindo os protocolos, possuem alta possibilidade de contaminação”, completa.
O deputado destacou ainda, a inclusão de profissionais de segurança e salvamento como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização, medida que atende a solicitação da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).