Após recesso legislativo de Julho, a Câmara Municipal do Recife vai retomar, nesta segunda-feira (2), as atividades parlamentares. As sessões, reuniões das comissões e encontros seguem sendo realizadas de forma remota devido a pandemia da covid-19. A prática vem sendo adotada desde março de 2020.
O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), considera que o segundo semestre deste ano reafirmará o importante papel do Poder Legislativo neste momento de pandemia, mantendo o mesmo ritmo intenso de trabalhos que caracterizou os primeiros seis meses da atual Legislatura.
Romerinho Jatobá lembrou que neste início de ano a Câmara do Recife teve um desempenho histórico. Além das reuniões de Comissões, audiências e outras reuniões públicas, os vereadores elaboraram e apresentaram 255 projetos de lei; 26 projetos de resolução; 16 projetos de decreto legislativo; 6.643 requerimentos, dentre outras proposições.
Também analisaram e votaram no plenário virtual 15 projetos de lei do Executivo e foi realizada a reunião Ordinária mais longa da história do Poder Legislativo Municipal, com a duração de 10 horas ininterruptas, de forma virtual.“Agora temos a expectativa de retomar com as reuniões presenciais. Estamos há mais de um ano realizando esses trabalhos de forma on-line, mas acredito que, com o controle da pandemia, será possível retornar ao plenário em breve”, afirmou o presidente da Casa.
Ele ressaltou que caberá à Comissão Executiva, planejar e conduzir o processo presencial de forma segura para servidores, parlamentares e público visitante. “Será uma retomada marcante, respeitando todos os regulamentos de segurança, mas trazendo de volta o Legislativo ao seu lugar de origem, que é o plenário da Casa de José Mariano”, destacou Romerinho Jatobá. Desde março do ano passado, a Câmara Municipal segue os protocolos de segurança impostos para a convivência com a covid-19, evitando aglomeração, dispondo de álcool em gel e determinando o uso de máscara em suas dependências.