Amor que não se mede: namoro, amizade ou estratégia de marketing?

Por: @prof.sandroprado

As datas comemorativas são extremamente importantes para movimentar o comércio brasileiro. O Dia dos Namorados foi criado no Brasil, em 1949, pelo empresário e publicitário João Dória que elaborou, pela primeira vez, uma campanha publicitária para celebrar a data. O mês de junho foi escolhido por ser um mês com baixa demanda no comércio e o dia por ser a véspera da comemoração do dia de Santo Antônio, o famoso Santo casamenteiro. Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Dia dos Namorados são algumas das datas que proporcionam uma significativa elevação nas vendas do comércio varejista de bens e serviços.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que em 2021, o Dia dos Namorados, deve movimentar 1,8 bilhão de reais em todo o país e que 73% das pessoas que possuem algum tipo de relacionamento possuem a pretensão de presentear nesta data.

As vendas neste período são alavancadas pela nossa cultura de consumo e cria uma grande dicotomia. O uso intenso das estratégias de comunicação publicitária, para aumentar o tíquete médio das vendas, vincula o valor financeiro dos presentes ao nível de amor que uma pessoa sentiria pela outra submetendo as pessoas que não possuem capacidade financeira para aderir a onda consumista a um nítido processo de endividamento e/ou marginalização social.

Um fenômeno observado em 2020 e 2021, dada a limitação do tráfego de pessoas e a limitação do funcionamento do varejo tradicional, foi o crescimento do e-commerce. As compras on line tiveram um incremento rápido e significativo o que propiciou oportunidades para os pequenos e novos empreendedores participarem e conquistarem uma pequena fatia das vendas do “Dia dos Namorados”.

Receber auxílio para a elaboração das estratégias de distribuição e comunicação são fundamentais para se iniciar no universo das vendas on line. As “famosas sacoleiras” foram substituídas, parcialmente, por micro empreendedoras que buscam participar de forma ativa deste mercado. A união de pequenos empreendedores e iniciativas como o projeto “Magazine do Empreendedor” – liderado por @manuprimo.ea – são louváveis e importantes neste momento de transformação nas estratégias de vendas pois, além de oportunizar conhecimento das ferramentas digitais, contribuem para o fortalecimento do comércio local e a criação de redes de relacionamento e colaboração.

A Psicometria, surgida nos Estados Unidos na década de 70, é a ciência que através de métodos estatísticos e o uso da Ciência de Dados realiza estudos relativos à medição do amor. Presentear é realmente um ato simbólico de expressar o seu amor por outra pessoa? Altos Scores na medição do amor estariam ligados à comemoração do Dia dos Namorados e ao preço do presente ofertado? Ou seria o Dia dos Namorados apenas uma estratégia de marketing que deu certo?

Sandro Prado é economista e consultor

 

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