Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Sertão de Pernambuco nesta quarta-feira, 28 de maio, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SINDMETRO-PE) lança uma pergunta que ecoa nas ruas de Salgueiro e Cabrobó: **vai seguir os passos de Bolsonaro e privatizar o metrô?**
Painéis de LED foram instalados nas duas cidades com uma mensagem direta ao presidente:
“Lula, Bolsonaro privatizou o Metrô de BH. Teu governo vai entregar o Metrô do Recife? Cumpra sua palavra de campanha! Metrô público: se privatizar, vai piorar! O que o metrô precisa é de INVESTIMENTO, não de VENDA!”
A herança de Bolsonaro continua?
A indignação do sindicato se volta contra a Resolução CPPI nº 324, que prepara a CBTU para ser repassada ao Governo de Pernambuco — passo decisivo rumo à privatização do Metrô do Recife. Uma proposta iniciada no governo Bolsonaro, mas que, até agora, o governo Lula segue sem mudar de rota.
Durante a campanha, Lula se comprometeu com o fortalecimento do transporte público. Agora, parece abandonar essa promessa em nome dos mesmos interesses que já destruíram sistemas ferroviários em outras cidades.
Privatização é sinônimo de abandono, exclusão e tarifa cara. É um projeto que ataca trabalhadores e usuários — e fere a soberania sobre um serviço essencial.
> — *Diretoria do SINDMETRO-PE*
### Pernambuco não engole promessa vazia
Luiz Soares, presidente do SINDMETRO-PE, é direto:
Lula é pernambucano e sabe que aqui o povo tem memória. O metrô é um direito, não mercadoria. Se depender de nós, essa privatização não vai passar calada. Vamos levar essa luta a cada cidade do estado.
Qual será o legado?
O sindicato questiona: “que imagem Lula quer deixar para Pernambuco?”.
Será lembrado como o presidente que entregou o Metrô do Recife ao capital privado? Um sistema que atende milhões de pessoas da periferia ao centro? Isso é trair o povo. A entrega começou no seu governo — vai mesmo deixar Raquel Lyra concluir esse desmonte? , afirmou, Luiz Soares.
O que está em jogo
O SINDMETRO-PE alerta os riscos que a privatização representa:
* Aumento nas tarifas;
* Fechamento de estações em áreas periféricas;
* Fim da Linha Diesel, que atende bairros mais vulneráveis;
* Sucateamento e abandono do sistema.
O caminho não é a venda. É investimento público, tarifa justa, concurso para novos trabalhadores e expansão do sistema. Lula, ainda dá tempo de escolher: ficar do lado do povo ou repetir Bolsonaro.”