Super Mix 2024: tendências e inovações na maior feira de varejo do Norte e Nordeste

Pernambuco se prepara para receber a 18ª edição da Super Mix, maior feira do Norte e Nordeste do setor supermercadista e de varejo, ao reunir mais de mil marcas com foco em tendências atuais do segmento, como marketing sensorial, layout de lojas e novas tecnologias. A feira, que ocorre de 2 a 4 de outubro, das 14h às 21h, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, é realizada de modo simultâneo com outro evento de grandes proporções voltado a um público qualificado de profissionais do setor, a HFN – Hotel & Food Nordeste. A expectativa é atrair cerca de 26 mil visitantes, para os dois eventos.

Antecipando para o mercado da região as soluções mais inovadoras do momento, e destacando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a Feira Super Mix é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (APES), com organização da Insight Feiras & Negócios. Para profissionais do setor com CNPJ, o credenciamento é gratuito.

MERCADO MODELO – Um dos espaços mais disputados da Super Mix costuma ser o Mercado Modelo, que promete trazer inovação e experiências imersivas para o evento. Sob a coordenação da consultora de varejo Mônica Leão, é montado um mini mercado dentro do pavilhão de feiras. Uma das apostas para 2024 é o café, com ação de marketing olfativo em parceria com a São Braz, com um dispositivo que permite ao aroma da bebida tomar conta do espaço. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial do produto.

“O Mercado Modelo é um dos espaços mais visitados da Super Mix. Montamos uma loja-padrão, com tudo que é tendência. Esse ano vamos explorar o marketing sensorial e olfativo, com o café. A nossa proposta é atrair o maior número de pequenos e médios empresários e mostrar no que ele pode ser diferente, para ser realmente atrativo”, coloca a diretoria da Insight Feiras & Negócios, representada pelos sócios Carol Baía, Tatiana Menezes e Rodrigo da Fonte.

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes e aumentar a eficiência operacional, outra novidade a ser apresentada no Mercado Modelo é o fiscal remoto, equipado com câmeras e uma central de comando, com ajuda da inteligência artificial para prevenção de furtos e perdas. Com nutricionista para fornecer orientações aos visitantes, esse espaço também terá uma ala exclusiva para hortifrúti, além de grãos e temperos. 

Já para expandir as habilidades e o conhecimento dos profissionais do setor, a pedida é acompanhar o Super Mix Talks by SindVarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Recife). Os visitantes poderão participar de uma dezena de workshops e palestras, com 50 participantes em cada um desses encontros. Em pauta, a discussão sobre temas como tecnologia, Direito do Trabalho, logística e marketing. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site da Super Mix.

FOCO NO CONSUMIDOR – As duas feiras vêm sendo realizadas juntas desde 2021 como um casamento que deu certo, com hotéis, bares e restaurantes, ao lado dos agentes de distribuição e varejistas.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE), são cerca de 16 mil empresas com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE’s) ativos, nos formatos de atacarejos, supermercados, hipermercados, minimercados e mercadinhos.

De acordo com Inácio Miranda, presidente da ASPA, trata-se de um mercado em pleno crescimento, com a chegada de grandes redes de supermercados de atacado convivendo com o pequeno varejo. “O PIB de Pernambuco vem crescendo mais do que o do Brasil e da região Nordeste. É um setor em expansão, briguento, com uma concorrência muito acirrada, mas com um movimento sadio, em que o consumidor é quem sai ganhando”, coloca Inácio.

Os maiores desafios do segmento são trazer inovações e oferecer serviços, sem perder a disputa para os preços dos produtos. Silvana Buarque, superintendente da APES, ressalta que o público vai em busca dos melhores preços, mas também quer serviços de qualidade. “O diferencial do supermercado é buscar esse equilíbrio entre preços e serviços, que nem sempre o atacarejo consegue fazer, por estar mais focado no preço. É uma briga boa, para atender à necessidade do cliente, que é se abastecer”, comenta ela.

Existe uma carência de mão-de-obra especializada e o período pós-pandemia acelerou muito a questão tecnológica, facilitando o abastecimento. Mas é preciso equilíbrio entre a Inteligência Artificial (IA) e o gerenciamento humano. Entre as inovações, podemos destacar desde o self checkout, em que o cliente realiza seu pagamento sem precisar de funcionário no caixa, até a multiplicidade de funções, com repositores atuando em outros papéis dentro das lojas, como parte da rotina do pequeno varejo. Painéis de LED, as chamadas vitrines virtuais, digitais, também dinamizam o ambiente dos mercados, dando destaque aos produtos.

REALIZAÇÃO – A feira é realizada de forma integrada à HFN – Hotel & Food Nordeste, a maior feira de alimentação fora do lar e hotelaria do Norte e Nordeste. A Super Mix tem como patrocinadores a São Braz e Enel (Patrocínio Prata), Arruda Alimentos, Hapvida – Notredame Intermédica Saúde (Bronze), Banco do Nordeste e apoio da Praso e Coca-Cola. O credenciamento já está disponível e oferece condições especiais: para pessoas jurídicas, o acesso é gratuito, enquanto pessoas físicas podem se inscrever por apenas R$ 20.

Os interessados em participar podem obter outras informações e realizar seu credenciamento através do site oficial do evento: feirasupermix.com.br.

EXPOSITORES

Confira abaixo algumas tendências que serão apresentadas pelos expositores:

Tozzi Alimentos – A empresa promete transformar a experiência culinária dos consumidores. São mais de 200 produtos no catálogo, incluindo uma extensa linha de azeitonas, oferecendo mais de 50 variações, além de frutas em calda, geleias, grãos, alcaparras e pimentas, entre outros.

FAL – Pipocas Gravatá – Nascida em 1971, a FAL (Fábrica de Alimentos Ltda), mais conhecida como Pipocas Gravatá, conta atualmente com uma amplia linha de outros produtos, que inclui  paçocas, bolinho de goma, amendoim, batatas, doces e salgadinhos saborizados.

AB Araújo – Apresenta dentro de seu mix para produtos de limpeza a Linha Conforto da marca Actif e lança o Limpa Pis Lavanda Saturno & Soécia. Este ano, o tema “Plante suas Intenções” convida os consumidores a semear o futuro com cuidados com o lar e o planeta.

Inwave – Com foco em soluções inovadoras e inteligentes direcionadas ao mercado de varejo, apresenta a Plataforma Darwin, para frente de caixa (módulo de checkout tradicional e ainda para o self checkout, em que o próprio cliente comanda parte da atividade). A ideia é evitar erros e fraudes, melhorando a experiência de compra do cliente.

Wine Concept Brasil – Com cinco anos de operação no Brasil e mais de 200 rótulos em seu portfólio, a distribuidora de vinhos anuncia a chegada da vinícola argentina Casa La Primavera; as portuguesas DIVAI, do premiado enólogo Luís Duarte, e Quinta do Mouro, do enólogo Miguel Louro; e a chilena Marchigue, com os vinhos Los Incas. Outra novidade é o início da distribuição da linha completa de vinhos chilenos da Família Geisse, da região de Bento Gonçalves.

Retano – Especializada em tecnologia para o varejo, com uso de IA/ML (Inteligência Artificial e Machine Learning) e baseadas em Big Data, tem implementações bem-sucedidas com líderes de mercado locais na Europa e na Ásia.

Kärcher – Apresenta sua linha de robôs aspiradores para uso doméstico, projetados para proporcionar praticidade e eficiência no dia a dia. Equipados com sensores inteligentes, eles são capazes de mapear e se adaptar aos diferentes ambientes, com destaque para o design compacto, permitindo o alcance de áreas de difícil acesso.

Save Inteligência Tributária – Atua desenvolvendo soluções jurídicas para a recuperação de tributos devidos dentro da lei, com o intuito de maximizar os lucros e fortalecer a atuação de empresários e empresas do Brasil. Já recuperou mais de R$ 1,1 bi para mais de 3 mil clientes.

Instituto Fiscal – Traz oportunidades ao setor supermercadista, permitindo a exclusão do ICMS antecipado da base de cálculo do PIS e da COFINS. Equivale a valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos, na comercialização de bebidas quentes, massas e biscoitos derivados da farinha de trigo, rações pet, sardinhas de lata, dentre outros. Também faz a exclusão dos benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ/CSLL, para clientes que realizaram investimentos com recursos próprios na empresa, reduzindo a base de cálculo da cesta básica, da carne e as isenções dos produtos hortifrúti. A recuperação é de cerca de 34%.

Code Data – Especializada em criar soluções de identificação e captura automática de dados, através de diferentes tecnologias, fornece produtos e serviços como leitores de código de barras; coletores de dados; pontos de acesso e antenas. Disponibiliza impressoras térmicas; marcador a laser e sensores para detecção, além de oferecer assistência técnica para manutenção e reparo de equipamentos e locação de equipamentos, entre outros.