Escândalo em Ipojuca: candidatos Nando de Santa Rosa e Carlos Santana têm pedido de registro de cassação de candidatura após vídeo de compra de votos

No município de Ipojuca, o candidato a vereador Nando de Santa Rosa e o seu aliado político o candidato a prefeito Carlos Santana (Republicanos) enfrentam uma reviravolta dramática em suas campanhas eleitorais. Ambos tiveram a cassação de seus registros de candidatura protocolada após a divulgação de um vídeo comprometedor, no qual Nando de Santa Rosa é flagrado comprando votos para ele e para o ex-prefeito Carlos Santana.

No registro, Nando de Santa Rosa aparece oferecendo R$ 1.200,00 e um emprego para o eleitor, caso sejam eleitos, “para ficar de boa” conforme falado por Nando no vídeo. Além do flagrante de compra de votos, o vídeo expõe um grande volume de dinheiro nas mãos do candidato a vereador, valor que, segundo informações, não consta em sua declaração à Justiça Eleitoral. O caso tomou proporções ainda mais graves após a Polícia Civil de Pernambuco, responsável pela perícia do vídeo, confirmar a autenticidade das imagens.

As investigações tiveram início quando o eleitor, que recebeu a proposta ilícita, procurou o Ministério Público Eleitoral. Após colher o depoimento do denunciante, o MPE encaminhou o caso à autoridade policial, que passou a conduzir as apurações. Com a comprovação da autenticidade do vídeo e o volume de provas, a cassação dos registros de candidatura de ambos os candidatos agora está nas mãos da Justiça Eleitoral e deve ser questão de tempo.

Se condenados, Nando de Santa Rosa e Carlos Santana poderão ficar inelegíveis, comprometendo suas campanhas e futuros políticos. O escândalo tem tudo para abalar a corrida eleitoral em Ipojuca, deixando eleitores e adversários políticos atentos aos próximos desdobramentos. As autoridades ainda não se pronunciaram oficialmente sobre prazos e decisões finais.

Confira o número do processo: 0600378-36.2024.6.17.0016

c0330afb-d35d-41cb-bec1-f069a0b01eae