No dia 18 de novembro deste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) realizará suas primeiras eleições totalmente eletrônicas e on-line. Nessa data, advogados poderão eleger a diretoria e o conselho que irão conduzir a OAB-PE e suas 29 Subseções no triênio 2025-2027. Além disso, será escolhida a lista sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
“Essa nova modalidade de votação foi uma decisão democrática, tomada após uma ampla consulta à classe. Mais de 90% dos profissionais que participaram de uma pesquisa digital expressaram a preferência pela realização de eleições on-line, uma modernização que promete trazer agilidade e praticidade ao processo”, destaca o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.
Advogados pernambucanos poderão votar de qualquer lugar do mundo, desde que estejam conectados à internet, com total segurança e sigilo. A tecnologia utilizada foi referendada pela OAB Nacional e contará com auditoria para garantir a transparência do processo.
Para aqueles que encontrarem dificuldades no dia da votação, serão disponibilizados pontos de apoio em todo o Estado. Na capital pernambucana, o Recife Expo Center, recém-inaugurado, oferecerá estrutura de suporte, enquanto as Subseções espalhadas pelo Litoral e Sertão também terão computadores à disposição para votação.
É importante que os advogados mantenham seu cadastro atualizado no site da OAB-PE e estejam em dia com suas obrigações junto à instituição até 30 dias antes do pleito.