Trabalho estava previsto para durar por 30 dias e foi finalizado na metade do prazo, com a utilização de equipes municipais e maquinário pesado, como retroescavadeira. Material removido totalizou 12 caçambas levadas para aterro sanitário e mais de 20 toneladas vendidas para reaproveitamento
Em menos de 15 dias, a Prefeitura do Recife concluiu a retirada dos entulhos deixados pelo desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a limpeza do local. O trabalho, que foi iniciado no dia 31 de agosto e que estava previsto para durar cerca de um mês, foi finalizado em menos da metade do tempo previsto e resultou na remoção de 12 caçambas de resíduos não reutilizáveis levadas para o aterro sanitário, além de 20 toneladas de materiais vendidos para reaproveitamento. Com o final dos serviços, a gestão municipal entrega o Santuário para que a paróquia possa cuidar da reconstrução.
“Realizamos a remoção dos entulhos de forma muito cuidadosa, por meio de uma empresa especializada, e colaboramos com a Igreja para viabilizar a venda dos materiais reaproveitáveis. O trabalho articulado de vários setores da Prefeitura permitiu que o serviço fosse concluído em menos da metade do prazo inicial”, atesta o chefe do COP, Anderson Soares. Em tempo recorde, a Prefeitura concluiu, ainda no dia 31 de agosto, a instalação de um pavilhão para realização de missas, celebrações e outras atividades.
Desde o dia da tragédia, ocorrida em 30 de agosto, diversos órgãos e secretarias municipais atuaram no local, sob a coordenação do Centro de Operações do Recife (COP), com mais de 100 servidores municipais envolvidos no atendimento.
DEFESA CIVIL – A Defesa Civil do Recife atuou em diversas frentes desde o dia da tragédia, como isolamento da área; atendimento social às pessoas afetadas e suas famílias; e o escoramento da área embaixo do coreto. Foi feita também a avaliação das paredes remanescentes do imóvel, que não identificou comprometimento das estruturas de alvenaria.
SAÚDE – Na ocorrência do desabamento, o Samu Metropolitano do Recife atuou no socorro às vítimas e nas transferências para unidades hospitalares. Ao todo, 29 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde, sejam policlínicas, UPAs ou hospitais, tanto da rede municipal, estadual ou conveniada. Todas elas foram liberadas após alta médica.
Durante o período, a Secretaria de Saúde do Recife montou um esquema especial na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, localizada no Morro da Conceição, para atender vítimas, familiares e moradores da comunidade. Em regime de plantão, inclusive no final de semana pós-acidente, uma equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e assistentes sociais, entre outros, atendeu 188 pessoas. Dessas, 80 pessoas precisaram de assistência psicológica e foram referenciadas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Espaço Azul, em Casa Amarela, e Esperança, na Tamarineira. O transporte foi garantido pela Prefeitura do Recife.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife garantiu o auxílio funeral às duas famílias das vítimas fatais da tragédia do Morro da Conceição. Além disso, no último dia 2, realizou a entrega de 100 cestas básicas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição para complementar o estoque da instituição e evitar ainda mais problemas no âmbito da segurança alimentar. As equipes da secretaria seguem acompanhando as famílias atingidas.
CONTROLE URBANO E TRÂNSITO – As equipes das secretarias executivas de Controle Urbano (Secon) e Comércio Popular (Secpop) colaboraram na remoção de materiais e das placas solares, além de auxiliar na desobstrução de áreas essenciais para os trabalhos no local.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foi acionada na sexta-feira (30) e, imediatamente, enviou efetivo ao local do acidente no Morro da Conceição para garantir a segurança viária das pessoas e a mobilidade dos veículos de serviço e de emergência. Para isso, toda a área foi isolada, de maneira a garantir que o socorro chegasse no tempo necessário. Nos primeiros dois dias, a CTTU manteve efetivo 24h no local e depois manteve um efetivo durante todo dia para apoio à comunidade e à chegada dos serviços.
GUARDA MUNICIPAL – No dia do desabamento, a Guarda Municipal enviou ao local 7 viaturas com 25 agentes. A retirada dos destroços foi acompanhada por 5 guardas durante o dia e 6 durante a noite e madrugada.