Candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT) inaugurou, na noite de ontem (29), no bairro de Jaboatão Centro, o Comitê das Mulheres, um espaço de apoio a candidatas ao Legislativo Municipal e um centro de debates permanentes voltado à construção de políticas públicas de combate à violência de gênero e de estímulo à empregabilidade feminina. O evento contou com a participação da deputada federal Iza Arruda (MDB) e das deputadas estaduais Dani Portela (Psol) e Gleide Ângelo (PSB).
Em discurso emocionado, Elias citou dados oficiais do Governo de Pernambuco que apontam para a escalada da criminalidade no Jaboatão dos Guararapes – o município registrou quase 200 homicídios nos sete primeiros meses de 2024. E disse que os altos índices de assédio, estupro e feminicídio na cidade são reflexos de uma sociedade machista e da inércia da atual administração municipal.
Ressaltou ainda que essa violência diária se traduz também na falta de oportunidades, “que, muitas vezes, resulta em uma dependência financeira e emocional, um ciclo que precisa ser quebrado”. Elias então apresentou propostas como a criação da Agência da Mulher Empreendedora e a implantação do programa Qualifica Mulher.
“Temos há meses debatido dia e noite junto a autoridades e à população a criação de um plano de governo que consiga atender todas as áreas da sociedade. A violência contra a mulher é um tema que temos tratado com a devida seriedade e que, a partir de 2025, vai ser abordado de maneira multisetorial por parte da prefeitura. Isso significa que todas as secretarias terão projetos e ações voltadas ao bem-estar da mulher”, pontuou Elias.