Por Jorge Lemos – Jornalista e editor do blog
Hoje, 05 de julho de 2024, a cidade do Cabo de Santo Agostinho, ganha um equipamento público de grande relevância. Às 14h, o prefeito Keko do Armazém (PP), entrega o Centro de Formação de Professores que recebe o nome do professor Elmo José de Freitas. Uma justa homenagem a quem tanto fez pela cidade. Filho natural de Mercês, cortador de cana, professor, líder comunitário, Administrador de Fernando de Noronha, secretário de diversas pastas no Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno. Um homem humilde, casca dura, mas de um coração gigantesco, como define o jornalista José Ambrósio. Passou por diversos cargos públicos e não precisou se locumpletar, morrendo pobre.
Quem conheceu Elmo de perto sabe o seu dom de ajudar. Quando recebia seu salário no final do mês, repartia com aqueles que não tinham o que comer, muitas vezes ficando sem nada.
Elmo fazia com largueza e grandeza, sentava à mesa com aqueles que pensavam diferente dele. Hoje pela manhã, em entrevista à Rádio Calheta, o prefeito Keko do Armazém falava que Elmo sempre respeitou os seus adversários e que sempre buscava defender a cidade e o bem estar da população sem precisar atacar aqueles que ele combatia.
Político de um lado só, Elmo vai receber essa homenagem dentro da programação do aniversário do Cabo, cidade que ele amava. Ele morreu no mesmo dia que o município comemora a sua emancipação política, dia 09 de julho.
Elmo, onde você estiver, recebe essa homenagem de todos os cabenses. Como disse o radialista Ely José, uma das mais mais justas homenagens a um cara que defendeu a democracia e a luta comunitária.
Elmo eternizado na história do Cabo de Santo Agostinho.
Elmo vive!!