Durante evento de entrega das unidades habitacionais do conjunto Vila Brasil nesta terça-feira (2), a Prefeitura do Recife e o Governo Federal lançaram a pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Centro do Recife. Os prédios, localizados na Avenida Guararapes, foram desapropriados pela Prefeitura e repassados ao Ministério da Educação para a implantação da nova unidade. A iniciativa também faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.
“Estamos formalizando aqui a doação de dois prédios na Avenida Guararapes, que nós desapropriamos para fazer o novo Instituto Federal de Pernambuco. E tivemos dois cuidados. Em um desses prédios funcionou um cinema de rua, de muitos anos no Recife, o Cine Art-Palácio, e nós fizemos um acordo com o reitor do Instituto Federal para que a gente recupere a sala de cinema e faça um cinema gratuito para o povo do Recife. Então, teremos uma sala de cinema e a Prefeitura vai fazer o projeto para o Ministério executar”, destacou o prefeito João Campos.
A desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, para a construção do novo campus do IFPE vai permitir a implantação da unidade, que terá capacidade para 1.400 alunos, além de possibilitar a reabilitação da sala de audiovisual, que será usada como auditório do Instituto e sala de cinema. Na Carta Compromisso para a execução do projeto, já enviada ao MEC, a PCR detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
“Viemos anunciar, aqui em Pernambuco, uma série de investimentos nas universidades e institutos federais. No Novo PAC, o presidente Lula autorizou 100 novos institutos federais e seis deles estão em Pernambuco, sendo um deles no Recife. E gostaria de agradecer ao prefeito João Campos por esse prédio lindo, o Edifício Trianon, que será um novo instituto federal, além de ter ainda um cinema para a população em um prédio histórico, no centro da cidade aqui do Recife”, afirmou o ministro da Educação do Governo Federal, Camilo Santana.
“A Prefeitura do Recife dá um importante passo na reabilitação urbana do seu centro histórico, com a ocupação de dois edifícios emblemáticos, em plena Avenida Guararapes, cuja a história conta a formação da nossa cidade, do nosso Centro. O Edifício Trianon e o Cinema Art-Palácio vão trazer pessoas, estudantes, professores, a reativação econômica da região, moradia e muitos outros serviços atrelados à essa ocupação tão importante, além de devolvermos a cidade dois importantes edifícios históricos, cuja arquiteturas são significativas na paisagem do centro”, comemorou Ana Paula Vilaça, chefe do Recentro.
O projeto visa a requalificação da sala de projeção do Cine Art-Palácio para garantir a volta de exibição de filmes e ser usada como auditório do IFPE. O intuito é preservar e expandir a memória cultural da cidade, mantendo viva a tradição cinematográfica do local. O Campus, quando pronto, terá capacidade para 1.400 estudantes. Os imóveis possuem grande valor histórico e arquitetônico para a cidade. O Edifício Trianon, construído nos anos 30, é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade, e agora está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção.