Com o objetivo de valorizar a cultura e o patrimônio artístico do Recife, o prefeito João Campos sancionou, nesta sexta-feira (28), a lei que declara de Utilidade Pública o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand (IOCFB). A partir de agora, a instituição, localizada na Várzea e que foi fundada pelo renomado artista pernambucano, Francisco Brennand, passa a ter garantida sua função social, com foco no fomento à produção cultural, educacional, social e artística.
“A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um grande patrimônio do Recife e, a partir de hoje, passa a ser também de utilidade pública. Com a sanção dessa lei, nós trazemos ainda mais responsabilidade para cuidar desse patrimônio, entendendo que é do interesse da cidade que ele seja preservado. Dessa forma, vamos avançar ainda mais para preservar a arte e a cultura do Recife”, ressaltou João Campos.
A nova legislação reconhece o IOCFB como uma entidade de grande relevância para o município, destacando seu papel na preservação e divulgação da obra de Francisco Brennand, um dos maiores artistas brasileiros. A lei visa assegurar que o instituto continue promovendo iniciativas voltadas para a comunidade, contribuindo para a manutenção e disseminação da rica herança cultural de Brennand.
Além de preservar e expor as mais de 3 mil obras do acervo de Brennand, o Instituto promove programas educativos que já beneficiaram milhares de alunos da rede pública e capacitaram centenas de professores. O IOCFB também proporciona a inclusão e a democratização do acesso à cultura, com programas educativos que já beneficiaram milhares de alunos da rede pública e capacitaram centenas de professores.
O entorno da oficina ainda inclui uma área preservada da Mata Atlântica, que está aberta ao público para atividades de lazer e esporte. Trilhas ecológicas e outras iniciativas promovem a integração entre a arte e o meio ambiente, tornando o espaço um ponto de encontro para todos os recifenses.
“É com muita alegria que recebemos esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Oficina Francisco Brennand ao longo dos 53 anos de existência, que ainda com Francisco Brennand vivo já mantinha uma relação próxima com o Recife, oferecendo à cidade esse espaço cultural dos mais importantes do País. Nos últimos anos, ampliamos essa atuação para além do caráter museológico, expandindo nossos programas de Educação e Pesquisa, ofertando gratuidade para alunos e professores da rede pública de ensino, atuando na formação desses estudantes e docentes, oferecendo a eles novos conhecimentos. Essa relação intensa com a cidade é um dos motivos pelos quais a gente existe e é uma das satisfações do nosso trabalho: poder dividir com os recifenses, pernambucanos e turistas esse espaço que extrapola os limites da nossa Cidadela, como Brennand chamava, para além dos nossos muros, abrindo toda a reserva ambiental para o uso gratuito da população. Mas não é só um reconhecimento cultural ser declarada a nossa Utilidade Pública. Também é uma importante forma de apoio da Prefeitura do Recife à Oficina, contribuindo para as nossas ações”, registra Marcos Baptista, presidente da Oficina Francisco Brennand.
Francisco Brennand, que iniciou sua carreira artística como pintor e desenhista aos 16 anos, transformou a antiga Cerâmica São João, na Várzea, em um espaço único que combina arte, história e natureza. Durante 50 anos, ele desenvolveu a Oficina Cerâmica, criando um legado que transcende fronteiras e enriquece a cultura local e internacional. Em 2019, Brennand formalizou a criação do IOCFB, garantindo a continuidade de sua obra e de seus ideais.