Com 127 anos de cultura e tradição, o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores está próximo de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O PLO (Projeto de Lei Ordinária) nº 102/2024, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi aprovado na manhã desta terça-feira (25) durante sessão ordinária na Câmara Municipal do Recife.
De acordo com o PLO, fica considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores”, em razão de sua história e tradição. O vereador Rinaldo Junior comemorou a aprovação. “Hoje foi um dia histórico! Nosso mandato na Câmara Municipal do Recife aprovou esse importante projeto que reconhece o Clube Misto Carnavalesco dos Lenhadores como Patrimônio Cultural Imaterial. São 127 anos de cultura e tradição, por isso é uma honra contribuir para a preservação da nossa história. Agora, aguardamos a sanção do prefeito João Campos, para oficializar essa conquista”, ressaltou o vereador Rinaldo Junior.
O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores foi criado no Beco das Barreiras, atual Rua José de Alencar, no Bairro Boa Vista, de uma dissidência do “Clube das Pás”. Inicialmente, foi chamado de “Clube do Machado”, depois foi renomeado como “Clube do Machadinho”, sendo, posteriormente, denominado “Clube do Lenhador”, e, por fim, tornou-se “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores”, que, hoje, tem 127 anos de existência. O “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores” foi fundado em 5 de março de 1897, sendo um dos mais antigos da capital pernambucana, perdendo, em antiguidade, para o “Clube das Pás”, fundado em 1887, e o “Vassourinhas”, em 1889, segundo pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O referido Clube desfila sempre nas sextas-feiras de Carnaval, na Avenida Dantas Barreto, entre os Bairros Santo Antônio e São José. Além de sua tradição no Carnaval Recifense, o “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores” tem uma influência muito forte na Comunidade da Mustardinha, local da atual Sede. Esse espaço serve como o principal ambiente de lazer da Comunidade, tendo sempre em suas festas os momentos culturais, com grande adesão dos moradores dos Bairros Mustardinha e adjacentes. Com a aprovação da Câmara Municipal do Recife, o PLO segue para a sanção da Prefeitura do Recife.