Um dia histórico para a cultura do município de Petrolina. O prefeito Simão Durando concedeu, nesta quinta-feira (06), a posse dos integrantes do Conselho Municipal de políticas Culturais. O órgão, que é vinculado diretamente à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, é um espaço de diálogo, de articulação e de proposição de ações que visam garantir o acesso e valorização à cultura, ampliando a participação da sociedade civil organizada na elaboração do planejamento de ações no município.
O evento contou com uma apresentação da Companhia Biruta, trazendo um espetáculo teatral, vereadores e lideranças. Para a composição do Conselho, foi estabelecido um amplo diálogo com a sociedade civil, através da realização da Conferência Municipal de Cultura e participação nas etapas Estadual do Nacional, bem como diversos encontros com grupos representativos do setor cultural, resultando na Lei que instituiu o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
O prefeito Simão destacou a relevância da atuação do conselho no município que reflete o compromisso entre governo e sociedade civil. Além disso, ressaltou o trabalho conjunto para o desenvolvimento das ações e políticas públicas voltadas para o setor, reforçando o importante momento para a consolidação da política cultural em Petrolina.
“A cultura é transformadora, geradora de identidades, sentimentos de pertencimento. Então, cientes da importância do diálogo para que possamos alcançar a real demanda que impacte, de fato, na vida das pessoas, é que hoje estamos aqui construindo mais um capítulo dessa história. Sempre digo que uma das características da nossa gestão é ouvir a população para o desenvolvimento do trabalho em conjunto, em busca de uma sociedade mais justa. Um marco para o nosso município. Acreditamos muito nesse time para continuarmos construirmos políticas públicas voltadas para essa área, porque nós vivemos em uma cidade que respira e vive cultura”, destacou.
Conselho: o órgão é formado pela sociedade civil, com representantes de oito segmentos artísticos eleitos por seus pares, artistas e fazedores de cultura de Música, Audiovisual, Literatura, Dança, Cultura Popular, Cultura Étnica, Artes Visuais, Teatro e Circo. Foram eleitos 14 representantes, devendo atuar no biênio 2024/2026.