Por Jorge Lemos
O juiz eleitoral de Barreiros, Rodrigo Caldas do Valle Viana, expediu sentença cassando o mandato do prefeito de São José da Coroa Grande, Jaziel Gonçalves Lages, conhecido por Pel Lages e sua vice-prefeita, Bruna Suelem Sales Alves. O prefeito e a vice estão inelegíveis por 8 anos. Pepe Lages é acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico nas eleições de 2020. O prefeito envio um áudio para o servidor público de nome Willian José da Silva, oferecendo vantagens em troca de seu voto e do apoio político. A ação de investigação judicial eleitoral foi proposta por José Barbosa de Andrade, que também foi candidato nas eleições do ano passado.
“Meu amigo ili, willian, como é que tá você meu veio, segunda-feira quero dá uma sentadinha com você, pra gente ALINHAR AS COISA AI NO ABREU, que agente a partir de agora vai começar viu? QUERO VOCÊ NUMA ÁREA DE FRENTE AI E VOU DÁ UMA AJUDA NO TEU SALÁRIO PRA GENTE COMEÇAR RESOLVER AS BRONCAS AI VIU, PRA GENTE FECHAR O GRUPO MESMO AI NO ABREU VIU? Neguinha tá com a gente ai, e essa semana tô indo pra lá pra gente conversar viu? não feche com ninguém não, SIMBORA PRA GENTE GANHAR A ELEIÇÃO VIU? Deus te abençoe meu véi, um abraço…”, disse o prefeito no áudio.
Na decisão o magistrado diz que as explicações dadas pelo requerido em relação à sua fala desafiam a teoria da lógica, pois são totalmente desprovidas de sentido. “Isso porque não há qualquer indicativo de que o áudio trate das eleições para o conselho tutelar que ocorreram em outubro de 2019, sendo certo que a conversa fora travada em meados de 2020. Além disso, ‘Abreu do Una’ é um importante distrito do Município de São José da Coroa grande, o qual costuma ser decisivo nas eleições municipais, posto que na área urbana da cidade o eleitorado costuma ser mais dividido”, rebate o juiz.