Coluna de Olho na Política: A pré campanha silenciosa de Lula Cabral

Edição de segunda-feira, 02 de outubro de 2023

Por Jorge Lemos

Comendo pelas beiradas. É assim que o deputado estadual e ex- prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), tem se movimentado de olho no comando do município em 2024. Cabral tem feito uma pré campanha discreta e de formiguinha, mas de presença permanente no Cabo. Liderando todas as pesquisas, o ex-prefeito tem visitado igrejas, participado de cultos, visitado amigos e lideranças Comunitárias. Nos bastidores, tem conversado com pré candidatos a vereador e trabalhado na montagem das chapas.

Ontem, Lula Cabral esteve na Praia de Suape participando dos 40 anos de Fundação da Igreja Presbiteriana, almoçou no Bar do Rocha, na entrada de Calhetas e votou na eleição para Conselho Tutelar, na Escola Modelo de Gaibu.

Opositores de Lula Cabral vão partir para uma mesma estratégia para conter o crescimento do deputado, relembrando o caso do Caboprev, onde o ex-prefeito é acusado pela Polícia Federal e Ministério Público de desviar R$ 92 milhões da previdência dos aposentados. Opositores cobram a devolução dos recursos.

Até o momento, o processo não foi julgado pela justiça federal e a defesa acredita que o ex-prefeito será inocentado, já que não há provas da participação de Lula Cabral na operação. Aliados afirmam que Cabral foi levado a um julgamento político nas eleições de 2020 e que o mesmo será inocentado pelo povo em 2024.

Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos para um grande clássico entre Lula Cabral e o atual prefeito, Keko do Armazém.

Janela– Quem está de malas prontas e esperando a janela partidária para engressar no PP é o deputado estadual, Romero Sales Filho, atualmente no União Brasil. Romero já está participando das reuniões dos Progressistas e seguindo as orientações do presidente do partido, o deputado federal, Eduardo da Fonte.

É candidato– O vice prefeito de Paudalho, o cantor André Viana, anunciou o rompimento com o prefeito Marcelo Gouveia e confirmou sua candidatura à prefeito da cidade em 2024. O prefeito tinha pedido cautela e dito que o nome de André estava na mesa das discussões e que em dezembro iria anunciar o nome que vai representar seu grupo político. O cantor não seguiu a orientação do prefeito e colocou o bloco na rua.

Segundo turno- A eleição para escolha dos conselheiros tutelares em todo o Brasil se transformou em um segundo turno das eleições municipais. Prefeitos, vereadores e lideranças apresentam nomes de seus liderados para mostrar força política e preservar os votos dos seus currais eleitorais. A pauta da criança e do adolescente fica em segundo plano.

Dificuldades– Em Olinda, o prefeito da cidade, professor Lupércio, que se filiou ao PSD, está com muitas dificuldades para emplacar o nome de Mirella Almeida, secretária de Desenvolvimento Econômico, como sua candidata. A secretária não decola nas pesquisas e o grupo tem incentivado buscar outro nome.