Prefeitas representantes de doze cidades brasileiras, das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, dentre as quais a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, participaram de um encontro com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, na última terça-feira (29). Em pauta, o financiamento socioambiental para cidades sustentáveis.
“Dialogar sobre o futuro das nossas cidades, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade, é uma rica oportunidade de trocar experiências e construir políticas públicas que tragam equilíbrio entre produção, consumo e desenvolvimento socioambiental. Por isso, saber que existem pessoas preocupadas e dispostas a debater nosso país me faz acreditar em dias melhores, principalmente que tragam o cuidado, respeito e comprometimento de trabalho que o cidadão merece. É juntos que podemos fazer mais, melhor e diferente todos os dias”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
O encontro, realizado na sede do BNDES, foi articulado pelo Instituto Alziras e teve como objetivo discutir sobre oportunidades para municípios governados por mulheres, com foco em uma nova economia, baseada no cuidado das pessoas e da natureza, a partir de investimentos em áreas prioritárias como saneamento básico, recursos hídricos, saúde, educação, conectividade, ecoeficiência, energia limpa, mudanças climáticas e projetos de incentivo à cadeia de produção local.
“A ideia de encontros iguais a esse é para que as prefeitas também possam trazer sugestões de aprimoramento dos mecanismos de financiamento público rumo a uma economia de baixo carbono, além de propor possíveis estratégias para dar suporte às cidades inadimplentes, um espécie de Programa Desenrola para Municípios”, afirmou Michelle Ferreti, diretora do Instituto Alziras.
A diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, também participou da reunião e falou sobre quais os recursos e linhas de financiamento estão efetivamente disponíveis para os municípios, as regras para acesso, apoio disponibilizado pelo banco para as prefeituras na elaboração e tramitação de projetos e eventuais instrumentos financeiros que possam ser pensados para superar entraves ao acesso de recursos, no caso de municípios de pequeno e médio porte.
Estiveram presentes as prefeitas representantes da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. Além de Lucielle Laurentino (Bezerros-PE), estiveram presentes Moema Gramacho (Lauro de Freitas – BA), Professora Elcione (Igarassu-PE), Camila Machado (Sirinhaém-PE), Marina Dias (Jandaíra-RN), Francineti Carvalho (Abaetetuba-PA), Fernanda Hassem (Brasiléia-AC), Eliene Liberato (Cáceres-MT), Paula Lemos (Barretos-SP), Margarida Salomão (Juiz de Fora-MG), Jussara Menicucci (Lavras-MG) e Fátima Pacheco (Quissamã-RJ).