Em trânsito entre Brasília e Pernambuco, o deputado federal Pedro Campos cumpriu extensa agenda no sertão do estado. O parlamentar fez giro por 9 municípios, visitando as cidades de Floresta, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Solidão, Serra Talhada, Calumbi, São José do Egito, Triunfo, Carnaubeira da Penha.
“Caminhar ao lado do povo é um compromisso do nosso mandato e será algo constante em nossa caminhada. Seguimos com entregas e ações importantes, guiados pelas referências que aprendemos com Arraes e Eduardo: de estar ao lado de povo”, afirmou.
No sertão de Itaparica, em Floresta, Pedro participou do evento de assinatura de ordem de serviço que autorizou o início das obras do Centro de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos. A iniciativa será executada pela Codevasf e irá beneficiar a Escola Fazenda do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, sediada no município. “Essa ação fortalece a caprinovinocultura no sertão de Itaparica, contribuindo para a formação técnica dos estudantes e para a melhoria do rebanho, fortalecendo o arranjo produtivo local”, afirmou na ocasião.
Em seguida, ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, do deputado federal Yuri do Paredão e do prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, o parlamentar participou do religamento da Estação Elevatória 3 – EBI3, responsável abastecimento de vários reservatórios de água do eixo norte da transposição. “A iniciativa restabelece a capacidade de abastecimento de Salgueiro e Serrita, que estava ameaçada pela paralisação da operação da EBI3. Temos que comemorar, a transposição voltou a ser bem cuidada”, afirmou.
Seguindo na estrada rumo ao Sertão do Pajeú, o deputado esteve na XVII Expoagro, em Afogados da Ingazeira. Ao lado do prefeito Sandrinho Palmeira e do deputado estadual, José Patriota, Pedro acompanhou o evento, que contou com 42 expositores de diversas cidades da região. Durante a visita ao município, o deputado federal visitou o início das obras de construção da ponte Antônio Mariano de Brito. Com investimentos na ordem de R$ 4 milhões, a ponte vai ligar os bairros de São Francisco ao Bairro São Cristóvão, beneficiando a mobilidade urbana da cidade.
Seguindo pela região, o deputado foi recebido pelo prefeito de Solidão, Djalma Alves, para conversar sobre as demandas do município.
Em Serra Talhada, ao lado do secretário de Relações Institucionais, Tércio Siqueira, o deputado participou da Feira Agroecológica de Serra Talhada. A FAST existe há 23 anos e reúne produtores da região. “É preciso convergir esforços para fortalecer a agricultura familiar e os pequenos produtores. Por isso, seguimos sempre escutando o povo, com ouvidos atentos para as suas demandas”, afirmou.
O parlamentar esteve com a prefeita do município, Márcia Conrado, e celebrou os novos investimentos garantidos pelo governo Lula para a ampliação do aeroporto da cidade. “A aviação regional será intensificada, com os novos recursos federais. Essa é mais uma demonstração de que o governo federal está comprometido com o Nordeste e tem direcionado um olhar cuidadoso voltado para a infraestrutura da nossa região”, ponderou.
Em Calumbi, ao lado Ulisses Cordeiro, Pedro visitou a Logos Energy, instituição que promove curso de Energia Fotovoltaica na região. “A região tem grande potencial para implantação de energias renováveis. Precisamos integrar os arranjos produtivos locais com a geração e uso de energias limpas”, afirmou.
Finalizando o giro no Sertão do Pajeú, o deputado foi à terra da poesia para acompanhar, em São José do Egito, para acompanhar a abertura do Festival Zeto, no Sítio Santa Helena. O festival reúne cantadores da região desde 2018.
No Sertão de Itaparica, em Carnaubeira da Penha, ao lado do vereador Naldo Moita, o deputado acompanhou o Arraiá da Família Nera – Amigos do bem. O giro pelo sertão finalizou no distrito de Nazaré do Pico, em Floresta, onde Pedro acompanhando a 23• Missa do Vaqueiro. “A fé e a cultura do povo nordestino sempre me emocionam. É com a força do sertanejo e com Deus a frente de nossos passos, que seguimos firmes a nossa caminhada”, afirmou.