O Legislativo da capital aprovou um requerimento que pede a instalação de comedouros e bebedouros para animais em situação de abandono, que circulem pelas ruas, parques e praças da cidade. O texto, de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), sugere que a Prefeitura do Recife firme parcerias com entidades privadas para que elas adotem e cuidem dos equipamentos, respeitando os prazos e formas de armazenamento das rações e da água.
“Muitos animais aqui em Recife não têm um lar e dependem da boa vontade das pessoas para ter acesso ao básico, uma vida digna, com água e comida. Essa é uma proposta que tem foco, é claro, nesse momento de pandemia, mas a preocupação com os animais que vivem nas ruas é de muito tempo. As pessoas fazem porque se preocupam, porque não sabem ignorar a dor desses animais, mas a obrigação de cuidar e agir para minimizar o sofrimento deles é do governo municipal”, a vereadora pontuou.
O modelo proposto pelo requerimento é utilizado em diversas cidades, quase sempre feito por voluntários. Os equipamentos são feitos com tubos de PVC, adaptados e convertidos em recipientes de água e comida. A proposta, no entanto, destaca que eles não poderão ser instalados em locais que interfiram na mobilidade de pedestres, bicicletas ou veículos.
“É uma proposta de engajamento entre o poder público, protetores e a comunidade, a fim de promover qualidade de vida para os animais”, concluiu.