Júnior Tércio defende criação de fundo de ajuda às vítimas de ataques de tubarão

Preocupado com os frequentes ataques de tubarão em praias da Região Metropolitana do Recife, o deputado Pastor Júnior Tércio ( PP) ouviu o especialista em ataques de tubarão, Coronel Neiff Souza que há mais de quarenta anos atua na área e é considerado uma referência internacional no assunto.

Em frente à igrejinha, em Piedade, local onde aconteceu dois ataques de tubarão em pouco mais de 24 horas, o Coronel Neiff Souza defendeu a implementação de tela de proteção associada a um conjunto de boias, emissoras de pulso eletromagnético, o que segundo ele, gera um atrativo sonoro que afastaria os animais da praia, os levando para o alto mar. A técnica, de acordo com Neiff é considerada eficiente na prevenção de ataques de tubarão e seria uma alternativa para esse momento.

De acordo com o especialista, levaria cerca de 60 dias para confeccionar essa tela que já foi implantado em outros países que sofrem com ataques de tubarão como a África do Sul, Estados Unidos e Austrália.

O Pastor Júnior Tércio considerou muito importante as colocações do Coronel Neiff Souza e ressaltou que pretende se reunir com a Governadora Raquel Lyra para debater políticas públicas para evitar que novos ataques aconteçam.

“São pessoas sendo mutiladas, outras perderam a própria vida e isso é muito sério. Estamos tratando da vida dos pernambucanos e dos turistas e, portanto, precisamos preservá-las”, destacou o parlamentar.

Júnior Tércio acrescentou que apresentará um Voto de Aplausos na Assembleia Legislativa para o Corpo de Bombeiros, pelo excelente trabalho, assim como para os bombeiros que atuaram no resgate das vítimas dos últimos ataques de tubarão.

“Também vou sugerir a participação dos deputados no Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para que possamos acompanhar o que vem acontecendo e as ações que estão sendo adotadas, assim como vou propor a criação de Fundo de Amparo para custear despesas com as vítimas de ataques de tubarão porque a grande maioria sofre com a amputação de membros, impossibilitando que exerçam suas atividades”, completou.

O deputado também afirmou que a Governadora Raquel Lyra não tem medido esforços em busca de solucionar o problema. Visitou as vítimas no Hospital da Restauração e já anunciou uma série de medidas, a fim de evitar que novos ataques aconteçam.