Um parecer do procurador-geral da República sobre a contagem das sobras de votos na composição da Câmara Federal, já enviado ao STF, pode provocar uma mudança na composição da bancada de Pernambuco levando o deputado Felipe Carreras(PSB) a perder o mandato em prol de Ricardo Teobaldo (Podemos). As informações são do jornal O Estado de São Paulo que publicou, em primeira mão, o parecer do procurador.
Segundo o Estadão sete deputados federais eleitos pelo critério que está sendo julgado pelo STF em diversas ações serão afastados em todo o país. O estado mais afetado será o Amapá que mudará metade da bancada. O preenchimento da maior parte das vagas da Câmara é feito a partir do sistema proporcional, um vez que muitos deputados não conseguem sozinhos atingir o quociente eleitoral ( um número “x” de votos estabelecido de acordo com o número de votos válidos e as vagas disponíveis em cada pleito).
Isso não acontecendo o deputado pode ganhar a vaga beneficiado pelas chamadas “sobras”. Essas regras foram questionadas em ações no STF que provocaram o parecer do procurador geral.
Com informações do Blog Dellas