O início de um novo ano geralmente funciona como uma página em branco na qual a maioria das pessoas quer garantir que os planos para os próximos meses sejam cumpridos. Seja aquela viagem dos sonhos ou a compra de um automóvel, a ideia é se prevenir contra os possíveis imprevistos e emergências que podem acontecer a qualquer momento. Desta forma, o número de pessoas que procuram seguradoras vem crescendo ao longo dos últimos anos. Em 2022, a alta no setor foi de 18% em relação a 2021.
Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras Gerais (CNSeg), a procura pelo seguro para viagens, por exemplo, chegou a triplicar no primeiro semestre de 2022. Os dados refletem a recuperação do setor de turismo após o ápice da pandemia de Covid-19 e, de acordo com especialistas, também preveem a continuidade do crescimento em 2023.
“No Seguro Viagem a principal função é a garantia de proteção e assistência durante todo o passeio. Esse serviço é de responsabilidade das seguradoras, e são relativos, entre outras coisas, a acidente de trânsito, documentação, saúde, voo e bagagem. Por isso, o ideal é sempre contratar o seguro viagem quando estiver pensando em cair na estrada. E é importante lembrar que, dependendo do destino, como no exterior, ele será obrigatório. Assim, essa é uma forma de não se frustrar com problemas desse tipo”, explica Erlivaldo Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste.
Além do seguro viagem, o residencial, conhecido por oferecer ampla proteção por um custo baixo, também vem crescendo entre os brasileiros. Ainda segundo a CNSeg, com base em setembro de 2022, a arrecadação foi recorde, somando R$ 433,3 milhões, uma alta de 24,5% em relação a 2021, e, no acumulado do ano, chegou a R$ 3,3 bilhões (alta de 16,9%).
Erlivaldo explica que esse crescimento se deve ao pacote de benefícios e garantias da modalidade e ao aumento das atividades realizadas em casa, como os trabalhos home-office, por exemplo. “É um apoio para o segurado no dia a dia para eventuais problemas que podem acontecer na residência. Basicamente, trata-se de um produto que vai resguardar o patrimônio, garantindo uma indenização em caso de eventuais sinistros que causem prejuízos, de acordo com o que está estipulado na apólice”, afirma o consultor.
Sendo a primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, o Sicredi, hoje com mais de 6,4 milhões de afiliados, trabalha com diversas modalidades de seguro para os associados, entre eles: Automóvel, Patrimonial e Especiais, Prestamista, Residencial, Rural, Saúde, Vida em Grupo e Vida Individual. Juntas, as modalidades somam mais de 100 mil seguros contratados pela Central Sicredi Norte/Nordeste, com a data base de novembro de 2022.
Para conseguir o Seguro Sicredi, qualquer pessoa pode ir até uma agência, ou ativar a instituição através dos canais digitais para entrar em contato com o gerente de negócios. Segundo Erlivaldo, existem períodos do ano que o Sicredi promove ações e descontos para cada tipo de seguro. “Sempre próximo aos meses de dezembro, janeiro, maio e junho, existem ofertas especiais pensando tanto nas viagens das famílias em férias com o seguro viagem, quanto nas residências fechadas com o seguro residencial”, conta.