Faleceu na madrugada desta segunda-feira (19), no Hospital Português, no Recife, o jornalista Izaías Carvalho, 68 anos. Ele fazia tratamento de uma doença renal crônica e, durante muito tempo, realizou sessões de hemodiálise. Recentemente conseguiu fazer um transplante de rim. Depois da cirurgia, teve parada cardíaca de 10 minutos, foi reanimado, mas não resistiu.
Ele era formado em Direito e foi professor e diretor da Escola Estadual Cardeal Dom Jaime Câmara, em Moreno. Formou gerações de alunos que posteriormente se destacaram em diversas segmentos profissionais. Izaías foi vereador de Moreno, inclusive ocupando a cadeira de presidente no Legislativo Municipal. Foi no jornalismo, como diretor do Jornal Tribuna Metropolitana, que Izaías divulgou as notícias de Moreno e região, levando informações de interesse da população.
A morte do jornalista Izaías Carvalho comoveu o município de Moreno nesta segunda-feira.
O prefeito da cidade, Edmilson Cupertino, emitiu nota de pesar pela morte do jornalista. Cupertino disse que a história de Izaías se confunde com a história do município. “Em muitos momentos ele estava presente, fosse como vereador e presidente do legislativo municipal. Ou como jornalista, cobrindo fatos e notícias de nosso município através do seu jornal, o Tribuna Metropolita”, diz a nota do prefeito.
O prefeito ressaltou ainda a importância do jornalista para a política morenense. “Izaías nunca perdeu a fé de ver sua cidade avançando, crescendo. E esse era o principal tema dos nossos encontros. Mesmo quando estávamos em lados opostos da política, não perdíamos a oportunidade de sentar para almoçar e colocar os assuntos em dia. Foram momentos de muito aprendizado que farão falta. Moreno sentirá sua ausência”, finaliza a nota do Edmilson Capertino.
O presidente da Câmara Municipal de Moreno, vereador Mozart Bruno, também lamentou a morte do jornalista Izaías Carvalho. O parlamentar disse que Izaías tinha o respeito de todos por ser um profissional de opinião firme e de grande visão. “Sempre dava notícias em primeira mão, fazia pesquisas. Ele tinha o respeito mesmo daqueles a quem ele criticava e de quem não era alinhado politicamente”, lembrou Mozart, que foi aluno de Izaías na Escola Dom Jaime Câmara.
Ao decretar luto oficial de três dias pela Câmara Municipal de Moreno, Mozart Bruno lembrou também que se aproximou muito de Izaías Carvalho depois que entrou na política no município. “Recebi muitos conselhos dele, vai fazer falta no cenário político de Moreno. Que Deus o receba em seu reino”, finalizou Mozart.
O ex-prefeito de Moreno, Vavá Rufino, lamentou a morte de Izaías Carvalho. Segundo ele, Izaías manteve sempre autenticidade e autonomia pelas suas posições, decisões e artigos publicados. “Ele sempre se conduziu com muito zelo, dedicação e compromisso com a missão de bem servir. Como jornalista e diretor-presidente do Jornal Tribuna Metropolitana, com a sua rara e exímia capacidade de informar e, algumas vezes, gerar polêmicas para o debate construtivo. Vai deixar saudades, ensinamentos e boas lembranças”, disse o ex-prefeito.
O corpo de Izaías Carvalho será velado na tarde de hoje na Matriz de São Sebastião, na Vila Liberdade em Moreno. O enterro acontece às 16h30 no Cemitério das Verdes Colinas, no centro da cidade.