O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) foi homenageado, na noite desta sexta-feira (15), na Assembleia Legislativa, pelos seus 75 anos de fundação, completados no último dia 27 de novembro. A sessão solene, que ocorreu no auditório Ênio Guerra, foi proposta pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).
Em seu discurso, o parlamentar destacou que o Sinjope “é sinônimo de resistência às arbitrariedades do Poder e às agressões desferidas contra os profissionais de imprensa. É sinônimo também de luta em defesa dos direitos sindicais e trabalhistas e, acima de tudo, um aliado da liberdade de expressão, da democracia e da Justiça social”.
“Ao longo de toda sua história o Sinjope lutou pela valorização dessa profissão tão importante para a sociedade e, sobretudo, pela liberdade de imprensa, pressuposto fundamental para a existência do estado democrático de direito. São os jornalistas os principais e eternos guardiões da liberdade de expressão e do combate à censura nos tempos sombrios. Numa época permeada por fake news devemos reconhecer e valorizar cada vez mais aqueles que praticam o bom jornalismo e a ética profissional” , enfatizou Medeiros.
Estiveram presentes na solenidade ex-presidentes, ex-diretores e representantes de entidades que sempre lutaram pela categoria. A diretoria do Sinjope prestou uma homenagem a ex-diretores, jornalistas e profissionais de comunicação.
Em seu discurso, o atual presidente do Sinjope, Jailson da Paz, lembrou da importância da Alepe na luta pela democracia e o papel desempenhado pela ex-deputada federal Cristina Tavares contra o arbítrio das forças da repressão. Da paz relembrou o empenho do poder público municipal ao doar a atual sede ao Sinjope pelas mãos do ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Gilberto Marques Paulo.
O evento na Casa Joaquim Nabuco reforçou também a importância do jornalismo no compromisso com a manutenção da democracia e da liberdade de expressão no Brasil, junto com a FENAJ, e em Pernambuco ao lado da categoria.