No dia em que o Recife abraça Nossa Senhora da Conceição (08.12), o prefeito da cidade, João Campos, entregou a Dom Fernando Saburido a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta comenda concedida pela Prefeitura do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife recebeu a comenda em reconhecimento pelos 13 anos de trabalho dedicados à arquidiocese e ao povo das cidades-irmãs. A medalha foi entregue ao religioso durante o ponto alto da 118ª edição da festa que celebra a padroeira afetiva da capital pernambucana.
“Recife teve o privilégio de ter Dom Fernando Saburido como arcebispo da nossa arquidiocese nos últimos 13 anos. Então, peço autorização ao povo do Recife para conceber uma homenagem. Pela sua história, por tudo o que fez pelo Recife, e por sempre ter ajudado a cidade e as pessoas mais pobres e que mais necessitam, nós vamos outorgar a mais alta comenda da cidade do Recife, que é a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a Dom Fernando Saburido”, declarou João Campos. “Estamos demonstrando a nossa gratidão. Tenho certeza que todo recifense vai se sentir feliz e contemplado com essa entrega. Que Nossa Senhora nos abençoe e abençoe a nossa cidade. Só tenho a agradecer. Viva Dom Fernando Saburido”, finalizou o gestor municipal ao entregar a medalha.
Em seguida, Dom Fernando Saburido fez o seu agradecimento. “Fico muito feliz com essa comenda e agradecido. Realmente eu amo muito essa arquidiocese, eu sou daqui. Em 2009, recebi o convite para assumir a arquidiocese. A missão nossa, de acordo com o direito canônico, é concluída ao completarmos 75 anos, o que aconteceu em junho deste ano. Agora aguardamos que o papa nomeie o sucessor”, disse ele.
O prefeito João Campos subiu o Morro da Conceição no final da tarde e acompanhou a missa de encerramento dos festejos à santa. Entre os diversos fiéis que também subiram o Morro e acenderam velas para Nossa Senhora da Conceição, esteve o aposentado Agnaldo Sales. “Esse momento é de felicidade, e de desejo de saúde para todos e alegrias. Eu tive um acidente com a minha perna e Nossa Senhora da Conceição me curou”, contou ele.
Já o segurança Ruderian Rigoldi subiu o Morro da Conceição com o apoio da esposa Alexandra Silvestre para pagar uma promessa. “Viemos agradecer pela nossa casa, pela saúde da nossa filha que teve um problema no coração e agora está bem. Esse momento é difícil de explicar, conseguimos muita coisa pela fé”, disse ele.
Neste ano, o tema da Festa foi “Com a Imaculada Conceição do Morro, caminhar juntos: em Comunhão, Participação e Missão”. E o lema – “Juntos somos mais”, inspirado no tema da sinodalidade, proferido pelo Papa Francisco.
PATRIMÔNIO – A Festa do Morro da Conceição recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O decreto foi assinado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (7) e foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta, dia dedicado às homenagens à santa padroeira afetiva da capital recifense. No último dia 1°, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE) votou, por unanimidade, a favor do registro nos livros de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.