Em época de Copa do Mundo, o brasileiro quase não desgruda os olhos da televisão. Passar muito tempo em frente ao aparelho de televisão, ou ainda acompanhar às partidas em uma segunda tela como o celular são comuns nesse período. Entretanto, esses comportamentos podem agravar doenças como miopia e outros, também conhecidos como erros refracionais.
O oftalmologista Pedro Leonardo Soriano, do HOPE, hospital integrante da rede Vision One, dá orientações para evitar problemas em época de jogos. “Quando ficamos em excesso na frente da televisão, a gente não pisca como deveria podendo ocorrer sintomas de Olho Seco. Devemos evitar colocar as mãos nos olhos e usar colírio lubrificante, de preferência sem conservantes”, afirma o especialista em córnea.
“Outro grande problema nessa época do ano são as confraternizações. O uso de maquiagem pode ocasionar irritações nos olhos. É importante usar maquiagem de boa procedência tomando o cuidado de removê-la após o término do evento. Isso também minimiza a chance de ocasionar conjuntivites”, acrescenta o oftalmologista do HOPE.
De acordo com o IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira), erros refrativos não corrigidos configuram uma das principais causas de baixa visão. Junto com a catarata, os erros refracionais são responsáveis por quase três quartos (74,8%) de todos os casos de deficiência visual no mundo.
Os erros refracionais acontecem quando há uma falha nesse processo, e cada tipo de erro representa uma dificuldade visual. Os erros refracionais mais comuns são: miopia , hipermetropia, presbiopia, astigmatismo
Tratamento
Os erros refracionais podem ser tratados de várias maneiras, conforme a necessidade de cada paciente. Óculos, lentes de contato, e em alguns casos cirurgia podem ser utilizados para corrigir os erros. A unidade do HOPE do RioMar, localizada na alameda de serviços do shopping, disponibiliza equipamentos de ponta e uma equipe altamente qualificada para ajudar você no diagnóstico e tratamento adequado na correção dos erros refracionais.