A cidade do Recife foi a grande vencedora do Prêmio Nacional da Associação das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) Awards 2022. A capital pernambucana ficou em primeiro lugar no ranking geral e na categoria de municípios com mais de 500 mil habitantes. O prêmio tem como objetivo reconhecer as cidades e iniciativas com o melhor desempenho na gestão da área de Tecnologia da Informação.
Promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), a premiação ocorreu no final da tarde de quarta-feira (30), durante o Smart Gov Brasil, em São Paulo (SP), contando com a participação de mais de 100 municípios que submeteram seus diferenciais inovadores e tecnológicos.
As iniciativas digitais e tecnológicas do Recife foram o grande destaque da premiação, superando cidades como Vitória, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. Além dos prêmios concedidos para a capital, outro município pernambucano foi destaque em mais uma categoria: Petrolina conquistou o quinto lugar no ranking de cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes. O resultado considerou a combinação de respostas e indicadores de fontes oficiais sobre as ações promovidas em cada cidade na área de TI.
O presidente da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), Bernardo D’Almeida,
que representou a capital pernambucana no evento, disse que o primeiro lugar no ranking mostra o foco da gestão municipal na melhoria da qualidade da prestação do serviço ao cidadão. “O Recife transversaliza a tecnologia para todas as áreas de atendimento ao cidadão, contando, atualmente, com 55% da sua carta de serviços já digitalizados. Vamos ampliar e chegar a 100% em um modelo figital (físico com digital)”, enfatizou.
O presidente da Anciti, Leandro Garcia, pontuou que o reconhecimento é uma forma de valorizar as cidades que vêm empreendendo esforços para transformar digitalmente a sua realidade. “Este é um primeiro passo para olharmos para as peculiaridades de cada município. Dessa forma, podemos valorizar conquistas que muitas vezes estão isoladas e que, no entanto, são o embrião para transformações profundas e duradoras. Nosso prêmio quer impulsionar ainda mais o que já vem sendo implementado Brasil afora”, apontou Garcia.
No ranking geral, os cinco primeiros lugares ficaram para Recife, Vitória, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, respectivamente. Na categoria cidades acima de 500 mil habitantes, os vencedores foram Recife, São Paulo, ICI-Curitiba, Porto Alegre e Brasília. No ranking de cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes, saíram vencedoras Vitória, Cariacica, Jundiaí, Maringá e Petrolina. Na categoria em municípios com menos de 100 mil habitantes, os ganhadores foram Lajeado, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Jacarezinho e Pirapora.