No debate promovido pela TV Jornal, nesta quinta-feira (29), o candidato a governador Danilo Cabral acusou a adversária Raquel Lyra de ter deixado no vermelho o cofre da Prefeitura de Caruaru, enquanto fazia política no Estado. Aproveitando a declaração da oponente – que confirmou estar rodando Pernambuco há 15 meses -, o socialista realçou que a tucana largou a gestão municipal para fazer pré-campanha. Danilo citou o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), para escancarar o rombo de mais de R$ 26 milhões em 2021, seu último ano de administração.
“Raquel, quem tá mentindo aqui é você. Repare no relatório de gestão fiscal. Dado oficial. Eu estou dizendo a fonte. Você deixou um rombo de R$ 26 milhões na conta em 2021. Disse que passou 15 meses percorrendo o estado. Ou seja, ela largou a prefeitura para fazer política. Por isso entregou a prefeitura quebrada”, disparou Danilo, em tréplica à adversária, logo no primeiro bloco do debate.
Danilo enfatizou que a adversária Raquel Lyra falta com a verdade ao atribuir ações às suas gestões em Caruaru, quando, na verdade, são de competência do Governo de Pernambuco. “Quando ela fala de segurança, ela não fala sequer (das ações do Governo de Pernambuco). Quem faz repressão são as Polícias Militar e Civil. Foi instalado em Caruaru um batalhão da Polícia Militar, um complexo da Polícia Civil e 300 policiais foram colocados lá. Reduziu a violência, não foi só em Caruaru não, foi em todos os municípios que fazem parte da região. Você devia ter mais honestidade intelectual”, cobrou o socialista.