Por Hamilton Rocha- Repórter do Blog
É tempo de ousadia, alegria e esperança. Esse foi o tema de lançamento do manifesto pela candidatura da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B), ao Senado na chapa da Frente Popular, que tem como pré-candidato a governador o deputado federal Danilo Cabral (PSB). O ato aconteceu no início da noite desta segunda-feira (18) numa casa de recepções no bairro do Recife e contou com a presença de lideranças do capital e do interior, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e representantes de diversos segmentos sociais. O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) também compareceu ao ato.
O manifesto que defende a candidatura de Luciana Santos ao Senado é de iniciativa de intelectuais, artistas e lideranças sociais. Entre os que assinaram o manifesto estão o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende; o teólogo Leonardo Boff e o cantor Chico Buarque. O documento, que já recebeu mais de mil assinaturas, destaca que é “imprescindível às forças populares e progressistas ter como candidata ao Senado uma mulher negra, testada e aprovada na luta social”.
Diversas lideranças políticas e de segmentos sociais se revezaram em discursos que tiveram, em sua maioria, críticas duras ao governo do presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal Renildo Calheiros (Pc do B) destacou as principais ações do governo do ex-presidente Lula no Brasil e em Pernambuco e defendeu o nome de Luciana como candidata ao Senado pela Frente Popular. “Todas as postulações são legítimas, mas não há entre os que postulam, entre todos os que se apresentam, uma face que pareça mais com o povo do que a face de Luciana Santos”, disse Renildo.
No discurso que foi precedido pela execução da música “Madeira que cupim não roi”, bastante executada nas campanhas do PSB em Pernambuco, Luciana Santos falou de questões nacionais e da importância do PC do B na defesa de temas importantes no Brasil. Ao defender o próprio nome para o Senado, ela disse que a Frente Popular precisa ter a cara da retomada e da esperança. “Nós somos da Frente Popular de Pelópidas Silveira pra cá, passando por Miguel Arraes. Vamos em frente com Luciana senadora, Fora Bolsonaro e Lula presidente”, disse a vice governadora.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Jorge Lemos, Luciana Santos lembrou que ainda não há definição completa da chapa majoritária, apenas o nome do pré-candidato Danilo Cabral para governador. Segunda ela, o restante da chapa deve ser construida com um debate com a sociedade. “Vamos encontrar um bom caminho para que a Frente Popular possa garantir as mudanças e as coisas que têm feito tão bem a Pernambuco”, disse Luciana.