Apesar da insatisfação do PSB com a demora do PT em indicar o candidato ao Senado, Doriel Barros (PT) se movimentou nesta semana em prol de Danilo Cabral (PSB). O presidente estadual do partido levou o socialista, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, ao encontro de representantes da agricultura familiar, base eleitoral ligada ao Partido dos Trabalhadores.
Nessa terça-feira (15), Danilo Cabral cumpriu sua primeira agenda com representantes da sociedade civil na condição de pré-candidato a governador de Pernambuco. O socialista esteve na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado de Pernambuco (Fetape).
Ele esteve na sede da entidade, no Recife, na companhia do deputado federal Carlos Veras (PT) e Doriel Barros, presidente do PT-PE e ex-presidente da Fetape. Veras, vale lembrar, é visto como favorito para levar a indicação do partido para concorrer ao Senado.
Por enquanto, Danilo Cabral está sem sua chapa formada para a eleição deste ano, sem candidato a vice ou senador definidos pela Frente Popular. Dessa forma, restou ao pré-candidato colar em Paulo Câmara (PSB) nos anúncios de novos investimentos do Plano Retomada. O problema, porém, é que o PT esticou a corda e só vai decidir sua indicação ao Senado no final deste mês.
No encontro realizado na Fetape, Danilo Cabral assegurou a inclusão de pautas da agricultura familiar no seu programa de governo. “Esse é o primeiro encontro dentro de um pensamento. Um simbolismo que definimos, com os trabalhadores da agricultura. É um ambiente extremamente relevante para a nossa história e para todo o conjunto de forças que formam a Frente Popular”, comentou o candidato do PSB.
O deputado federal ainda aproveitou discursar em defesa da Democracia: “Nosso governo vai ter como prioridade o diálogo com os movimentos sociais. A gente acredita na política como mudança na vida das pessoas. Vamos juntar a política com sociedade e ganhar a eleição aqui em Pernambuco e no Brasil, com o presidente Lula. Quero assumir o compromisso com a Fetape que vamos governar juntos”.
A direção da Fetape entregou um documento de compromissos a Danilo. Entre as prioridades estão o fortalecimento de programas, como a CNH Popular Rural, a transformação do PEAF em uma política pública e investimentos na regularização fundiária e atenção aos locais onde estão sendo instalados os parques eólicos. Também pediu a criação da Secretaria de Agricultura Familiar.
“Nós temos cerca de 1,5 milhão de agricultores ligados à Fetape no nosso estado. Essas demandas são no sentido de promover uma grande melhoria da agricultura familiar em Pernambuco”, disse Cícera Nunes da Cruz, presidente da Fetape.