Sem a presença do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), que estava em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro, a presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (01), de um debate realizado pelo Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco (ITV/PE).
Na oportunidade, a gestora recebeu o documento Educação Já 2022 – Proposta de Agenda Estratégica Para a Educação Básica Brasileira, da organização Todos Pela Educação.
O relatório foi apresentado pelas coordenadoras de Relações Governamentais Kayli Cappucci e Manuela Pereira e traz uma proposta de agenda estratégica para a Educação Básica brasileira com o objetivo de estimular debates e discutir caminhos de políticas públicas para que o Brasil possa avançar rumo à garantia do direito à Educação de qualidade para todos. O encontro ocorreu na sede do PSDB Pernambuco, no bairro do Derby, no Recife.
O PSDB disse que, na reunião, Raquel Lyra contribuiu com o documento. “Com as experiências exitosas da gestão municipal em Caruaru e da visão sobre educação que acumulou durante dois mandatos como deputada estadual e como prefeita de Caruaru”.
“O maior desafio do Brasil é garantir que a educação seja retomada, com planos assertivos que na prática são bem desafiadores. Participar desses debates nos faz enxergar que estamos no caminho certo. É só através da educação, dos estados olhando para os municípios, que vamos poder chegar no futuro que a gente quer”, afirmou a Prefeita.
A coordenadora de Relações Governamentais, Manuela Pereira, disse que o documento traz dez pontos estruturantes pensando em políticas públicas educacionais em quatro pontos emergenciais. “Diante de toda crise causada pela pandemia a ideia é conseguir fazer o debate com esse processo de escuta com o maior número de atores possíveis para coletar as percepções e entender que tipo de melhorias a gente pode fazer neste documento que será efetivamente lançado em março de 2022”, afirmou.
Também estiveram presentes no debate a deputada estadual Priscila Krause, o secretário de Educação de Caruaru, João Paulo Cepa, o presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco, Fernando Holanda, e o presidente do PSDB no Recife, Ricardo Chaves.