“Desprezo à vida”, disse Ciro ao fazer críticas a demora de Bolsonaro em reagir contra cepa ômicron

O pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, criticou neste sábado (27) a demora do presidente Jair Bolsonaro em adotar medidas rígidas contra uma eventual nova onda de covid-19 no Brasil causada pela nova variante identificada na África do Sul, a omicrôn.

De acordo com Ciro Gomes, “incurável não é a covid, mas sim Bolsonaro”. “O mundo ameaçado por uma nova onda mortal da pandemia e o governo Bolsonaro e seus satélites seguindo o mesmo ritual de descaso, imprudência, imprevidência, incompetência e desprezo à vida. Incurável não é a Covid, mas sim Bolsonaro!”, afirmou no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O surgimento da variante B.1.1.529 do coronavírus no continente africano já apavora as economias globais que temem o retrocesso da pandemia. Depois que a África do Sul detectou a cepa pela primeira vez, o preço do petróleo e as bolsas mundiais apresentaram queda generalizada.

A cepa recebeu o nome de “ômicron” e foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma “variante de preocupação”, por ser mais transmissível e representar um maior risco de letalidade.

Países europeus já estabelecem restrições para evitar a propagação da cepa ômicron.