Sindilojas agora é SindiEmpresas: Assembleia Geral Extraordinária oficializa nova identidade e avanços na Convenção Coletiva 2025-2026

Nesta sexta-feira (21/2) Assembleia Geral Extraordinária, realizada pelo Sindilojas Cabo de Santo Agostinho, foi definida uma importante mudança para a entidade que representa os empresários da região. A partir de agora, a instituição passa a se chamar SindiEmpresas, um nome que reflete melhor sua atuação ampla e seu compromisso com todos os segmentos empresariais locais. A Assembleia teve como pauta principal a discussão e liberação de assuntos pertinentes à Convenção Coletiva de Trabalho 2025-2026, bem como a formalização da nova identidade da entidade sindical. A decisão de rebranding foi motivada pela necessidade de tornar a representação mais inclusiva, atendendo não apenas ao varejo, mas também a outros setores empresariais que compõem o ecossistema econômico da cidade. O presidente José Guilherme dos Santos comentou sobre a mudança: “Decidimos mudar o nome, pois era um pedido de diversos segmentos empresariais. Agora, o SindiEmpresas tem um nome mais forte, podendo representar com uma comunicação mais clara e eficiente todos os segmentos empresariais.” O SindiEmpresas reforça sua representatividade junto aos seguintes segmentos empresariais: – Atacadista – Varejista – Distribuição – Condomínios – Logística – Supermercado – Serviços Assembleia Geral: avanços na Convenção Coletiva Além da mudança de nome, a Assembleia também foi um momento estratégico para deliberar sobre temas essenciais para a Convenção Coletiva de Trabalho 2025-2026, incluindo negociações trabalhistas, condições de trabalho e outros aspectos fundamentais para o setor produtivo da região. Com essa transformação, o agora SindiEmpresas reafirma seu compromisso em atuar de maneira mais abrangente, inclusiva e alinhada às necessidades dos empresáriosdo Cabo de Santo Agostinho, fortalecendo sua representação e promovendo um ambiente favorável ao crescimento econômico local.
Labanca mostra prestígio em sua passagem por Brasília

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, conhecido por seu jeito amplo de fazer política, esteve na capital federal para apresentar projetos nas áreas de saúde, infraestrutura, esportes e contenção de encostas. Ao lado do vice-prefeito, Lucca Labanca, participou de reuniões em diversos ministérios, no Sebrae e no FNDE. Labanca também foi recebido pelos três senadores pernambucanos: Tereza Leitão, Fernando Dueire e Humberto Costa. Mais de 15 deputados federais, de diferentes siglas, ouviram as demandas do município, demonstrando o prestígio e a capacidade de articulação do gestor. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhou boa parte da agenda, trabalhando ao lado de Vinícius para viabilizar esses encontros e fortalecer projetos estratégicos para São Lourenço da Mata. Labanca tem se mostrado um exímio articulador e é um dos poucos políticos de Pernambuco que transita com facilidade em todas as esferas e mantém diálogo com praticamente toda a classe política pernambucana.
Nova diretoria da Amupe já define prioridades para 2025

A nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) que assumirá oficialmente em março, realizou uma reunião preparatória nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, para traçar as diretrizes e prioridades para o ano de 2025. Dentre essas se destacam a captação de recursos, o incentivo e divulgação de boas práticas municipais, além da continuidade do programa de formação de servidores municipais, o ‘Amupe Capacita’. O setor de captação de recursos terá a coordenação do prefeito de Aliança, Pedro Freitas. Já o Programa Replica Boas Práticas, terá o prefeito de Cabrobó, Elioenai Dias no comando. Presidente da Amupe, Marcelo Gouveia enfatizou o compromisso da nova gestão com o desenvolvimento municipal. “Estamos focados em oferecer ferramentas e soluções que possam auxiliar os municípios a enfrentar os desafios atuais. Queremos proporcionar aos prefeitos e prefeitas modelos de gestão eficiente, com planejamento, para fortalecer a integração entre os municípios”, enfatizou. Na reunião também ficou decidido que a assembleia de eleição por aclamação acontecerá no dia 27 de fevereiro, de maneira híbrida, de forma virtual e presencial na sede da Amupe. Já no dia 18 de março acontecerá a posse festiva, em um evento com presença de lideranças políticas de Pernambuco. Além disso, os gestores e gestoras presentes foram unânimes na realização, a partir deste ano, de assembleias descentralizadas em todas as regiões de Pernambuco. Núcleo de Engenharia Os diretores também afirmaram que será estudada a possibilidade de criação do setor de engenharia da Amupe. Essa iniciativa vai permitir a produção de projetos de pequeno e médio porte para municípios, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e até escolar. A ideia é que sejam visitadas experiências de sucesso no tema, em estados como Bahia e Goiás. Participaram da reunião o presidente e candidato Marcelo Gouveia; o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (vice-presidente); a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (1ª secretária); a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (2ª secretária); o prefeito de Panelas, Rubem Lima (1º tesoureiro); o prefeito de Cabrobó, Elioenai Dias (2º tesoureiro); a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (secretária da Mulher da Amupe) e a prefeita de Casinhas, Juliana Barbosa (suplente da secretaria da Mulher).
14º Baile da Pessoa Idosa anima foliões em Jaboatão dos Guararapes

Ao som do tradicional frevo e com muita animação, o 14º Baile de Carnaval da Pessoa Idosa de Jaboatão dos Guararapes foi realizado nesta quinta-feira (20), no Clube APSE, no bairro de Candeias. O evento, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, contou com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e reuniu centenas de participantes em uma grande celebração de alegria e inclusão. A festividade contou com a presença de foliões vindos de 20 Grupos de Convivência e oito Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILP), que são assistidos pela Prefeitura. O baile teve uma apresentação da Orquestra 90° Graus. A primeira-dama Andrea Medeiros, esteve presente no baile e falou da importância da festa para os idosos. “Este baile é um momento de muita alegria, onde nossos idosos podem reviver as tradições carnavalescas e celebrar. Queremos sempre garantir a inclusão social e o bem-estar da pessoa idosa em nossa cidade”, destacou Andrea. Mila Aguiar, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, também enfatizou a importância da iniciativa. “Nosso trabalho é proporcionar momentos como este, que resgatam a autoestima e a inclusão da pessoa idosa na sociedade. Vamos continuar oferecendo lazer e bem-estar pros nossos idosos”, disse Mila.
Pernambuco Acessível: Governadora Raquel Lyra lança programa histórico de inclusão e acessibilidade

No Dia Mundial da Justiça Social, comemorado nesta quinta-feira (20), a governadora Raquel Lyra lançou o Pernambuco Acessível, primeiro programa estadual integrado voltado à inclusão e à acessibilidade. Com um investimento superior a R$ 400 milhões, a iniciativa visa garantir mais autonomia, qualidade de vida e direitos para a população com deficiência em Pernambuco. “Desde o início da nossa gestão, já vínhamos colocando em prática ações do Pernambuco Acessível, antes mesmo dele ser lançado oficialmente. Ele chega com a integração de sete secretarias do Estado, com diversos programas, somando um investimento de R$ 400 milhões. Esses programas envolvem, desde Centros de Reabilitação, ampliação da oferta de órteses e próteses no estado, de maneira descentralizada, além da entrega de vans adaptadas para o transporte escolar”, destacou a governadora Raquel Lyra, ressaltando que este é um compromisso com o futuro do Estado. A vice-governadora Priscila Krause também participou do lançamento e externou ser um dia de muita emoção. “Esse lançamento acontece para que tenhamos a dimensão do compromisso do Governo Raquel Lyra com as pessoas e as famílias de pessoas com deficiência. A maior premissa do nosso governo é desenvolver Pernambuco sem deixar ninguém para trás”, pontuou. Construído a partir do diálogo com a sociedade, o Pernambuco Acessível recebeu mais de 200 sugestões enviadas pela população, obtidas por meio da escuta ativa “Ouvir para Mudar” e do evento “Acessibilidade: Uma Construção Coletiva”. O programa terá ações contínuas até dezembro de 2026, consolidando Pernambuco como referência nacional em inclusão e acessibilidade. Na pasta de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), dentre tantas ações, estão sendo instituídas iniciativas para promover a inclusão e a proteção das pessoas com deficiência, incluindo a expansão de 360% da Central de Interpretação de Libras (CIL), o lançamento de um edital para parcerias com organizações da sociedade civil, e o aumento de 25% na frota de vans adaptadas do PE Conduz, além da criação de novos polos. A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueirêdo, enfatizou que o lançamento do programa marca um novo tempo de fortalecimento e implementação de políticas de inclusão no Estado. “De forma intersetorial, a iniciativa envolve diversas secretarias, trazendo metas e ações que vêm fomentar ainda mais as políticas públicas voltadas ao público com deficiência, seus familiares e cuidadores no nosso estado”, pontuou a titular da pasta. A Secretaria de Educação implementou uma série de ações para promover a inclusão escolar, a exemplo da construção e requalificação de centros de atendimento para estudantes com deficiência, a implantação de 111 novas salas multifuncionais e a requalificação de outras 349. Além disso, serão distribuídos kits individuais para 100% dos alunos com deficiência visual, auditiva e TEA. Durante o evento, foram entregues 34 veículos adaptados para garantir o transporte escolar adequado a esses estudantes. “As ações da Secretaria de Educação mostram o esforço do governo, da pasta e de toda a comunidade escolar no reconhecimento que todas as pessoas precisam de nós e devem estar engajadas nessa construção coletiva”, ressalta o secretário de Educação, Gilson Monteiro. Mais de cinco mil vagas de qualificação e formação empreendedora para pessoas com deficiência estão sendo oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. A ação tem a meta de aumentar em 15% o número de novos cadastros na plataforma do SINE, ampliando o acesso ao mercado de trabalho. “É o Estado indo aos mais diversos espaços para que a gente possa dar qualificação junto às pessoas que precisam e, assim, promover dignidade para todo mundo”, afirmou Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco. Na saúde, entre as iniciativas anunciadas, estão a ampliação da oferta de cadeiras de rodas, órteses e próteses, além da criação de Centros Especializados de Reabilitação em Caruaru, Petrolina e Serra Talhada, oferecendo cuidados mais próximos e acessíveis. A iniciativa também visa ampliar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades, e aumentar a formação de profissionais especializados, com a implementação de cursos de pós-graduação focados no TEA. Outra prioridade é o reforço no atendimento à saúde de crianças com microcefalia, garantindo mais suporte e acompanhamento para suas famílias. Morador de Garanhuns, no Agreste Meridional, Luís Henrique Amorim falou em nome de todos os presentes. “Quanto mais acessibilidade tiver, melhor. Nós também fazemos parte da sociedade, somos um conjunto. O PE Conduz foi fundamental na minha vida, me ajudou muito e acredito que o programa de acessibilidade vai ser um fato histórico. Agradeço a oportunidade e desejo que possamos ter progressos constantes, porque Pernambuco é um lugar de evolução”, celebrou. A expansão do programa Praia Sem Barreiras, beneficiando as cidades de Ipojuca, Tamandaré, Igarassu, Olinda, Fernando de Noronha, Paulista, Petrolina e Goiana, também é uma vertente do programa a ser conduzido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A Secretaria da Mulher também desenvolveu diversas ações, como a qualificação de 25 mil profissionais na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a criação da Feira da Mulher Empreendedora com Deficiência, dentre outras. Na pasta de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas, será intensificado o Benefício de Prestação Continuada na Escola e o cofinanciamento para residências inclusivas, visando ampliar o suporte e a inclusão de pessoas com deficiência. Por fim, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional fará o mapeamento da população com deficiência no Estado. A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel, destacou a política pública em defesa da inclusão. “É uma satisfação estar fazendo parte de um momento tão especial como esse, de um programa que tem o olhar diferenciado em defesa da acessibilidade. Admiro o olhar atento do governo que tem mudado, do Cais ao Sertão, a vida das pessoas”, disse. FORMATURA – Ainda durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, foi realizada a formatura simbólica dos primeiros formandos do programa Trabalho e Renda Acessível. A iniciativa oferta oficinas, palestras