Prefeito Mano Medeiros inaugura Academia da Saúde em Piedade

Nesta quarta-feira (19), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, inaugurou a Academia da Saúde da Praça de Massangana, localizada no bairro de Piedade. O novo equipamento integra as 67 metas prioritárias firmadas nos 100 dias de gestão municipal, com conclusão até o dia 10 de abril. O espaço oferece infraestrutura para prática de atividades físicas e recreativas, incluindo pista para exercícios funcionais, área para caminhadas, circuitos aeróbicos e de fortalecimento muscular, equilíbrio e postura. Além disso, as atividades de dança ocorrerão em três dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 12h, com presença de um profissional de educação física. “Nosso compromisso é com o bem-estar das pessoas. Queremos que essa academia seja um espaço de encontro, saúde e integração para os moradores e estamos trabalhando para garantir isso, através das nossas parcerias com as gestões federal e estadual”, disse Mano. A primeira-dama do Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros, também celebrou o evento, reforçando o papel da atividade física para a qualidade de vida. “A prática de exercícios é tão importante em nossas vidas, e queremos que nesse espaço todos vocês se sintam bem e motivados a cuidar do corpo e mente”, disse. “A academia se soma aos nossos outros polos, totalizando nove espaços de promoção à saúde. Nosso objetivo é estimular a nossa população a ter uma vida mais saudável, dinâmica e com qualidade”, destacou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa. A Academia da Saúde está incluída no Programa Conviver Mais, criado há três anos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando incentivar a prática de atividade física, fortalecendo a saúde física e mental da população. “Sou moradora daqui de Piedade há 40 anos e o prefeito Mano Medeiros está fazendo um trabalho excelente. Essa praça estava abandonada e ele deu um novo sentido, transformando-a nesse espaço tão lindo que vai servir tanto para nós aqui que moramos no entorno”, disse Silene Araújo.

PGR adiou denúncias envolvendo vacinas e joias para acelerar julgamento no STF

A Procuradoria-Geral da República decidiu encaminhar, ontem, ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia “fatiada” contra os citados no inquérito do golpe. As condutas descritas nessa primeira fase descrevem uma tentativa de ruptura para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e garantir uma intervenção militar que mantivesse Bolsonaro no poder. As informações são do blog do Valdo Cruz. Outras investigações, como da venda das joias e da falsificação do cartão de vacina, ficaram para outra etapa. A avaliação da equipe do procurador-geral Paulo Gonet é de que as provas de uma tentativa de golpe no país eram as mais robustas para garantir uma denúncia sólida. Nos demais casos, há até a possibilidade de arquivamento de investigações em relação a algumas pessoas citadas nas investigações da Polícia Federal. A denúncia coloca Bolsonaro e Braga Netto como líderes da organização criminosa. No documento, a PGR aponta o ex-presidente como responsável por desenvolver uma trama golpista durante seu mandato desde junho de 2021. A trama envolveria a construção de um discurso e de ações para desacreditar as instituições democráticas e as urnas eletrônicas, com tentativas de criar artificialmente fraudes no sistema eleitoral para tentar anular as eleições. Fracassada essa etapa, o grupo ligado a Bolsonaro decidiu arquitetar um plano que poderia inclusive levar ao assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Segundo a denúncia, por sinal, Bolsonaro tinha ciência deste plano. Em sua denúncia, a PGR destaca que o desejo de Bolsonaro desde o início foi tentar anular as eleições caso ele perdesse a disputa. Tanto que, depois de informado pelo então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, de que sua equipe não havia encontrado nenhuma fraude nas eleições, o ex-presidente mandou o auxiliar alterar o relatório que seria enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para dizer que não havia condições de apontar que não havia ocorrido uma fraude. Além disso, o documento encaminhado ao STF relata que a reunião de Kids pretos na casa do general Braga Netto tinha o objetivo de criar um caos social para justificar uma intervenção militar, a anulação das eleições e prender ministros do tribunal eleitoral. A cena é relatada na delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, cujo teor pode ser divulgado assim que a denúncia for aceita. A expectativa é que em março a primeira turma do STF decida se acata ou não a denúncia. Antes, o relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes, abrirá um prazo de quinze para a defesa contestar a denúncia do procurador-geral. O Supremo quer encerrar esse julgamento ainda neste ano, para evitar que ele adentre 2026, ano da eleição presidencial.

Assembleia do Piauí faz estudo para integrar vila de Araripina ao Estado

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, ontem, um requerimento que solicita à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Interpi (Instituto de Terras do Piauí) a abertura de um estudo para analisar a viabilidade de desmembrar a comunidade de Vila Serrânia, atualmente distrito de Araripina, e integrá-la ao município de Marcolândia, no Piauí. A proposta foi apresentada pelo deputado Tiago Vasconcelos (MDB) e aprovada por unanimidade. De acordo com o parlamentar, os moradores de Vila Serrânia já são atendidos pela prefeitura de Marcolândia em diversos serviços públicos. O estudo visa resolver questões relacionadas a limites territoriais, prevenir conflitos sociais e melhorar a distribuição de serviços públicos e cargas tributárias. “Para fins de extinção de problemas de limites, prevenção de conflitos sociais, distribuição de serviços públicos de melhor qualidade e de cargas tributárias de maneira mais justa e objetiva, somado à manutenção de uma cartografia de estrutura territorial sempre atualizada e moderna”, explicou Tiago Vasconcelos. Vila Serrânia é um distrito de Araripina, município pernambucano na divisa com Marcolândia, no Piauí. A comunidade já utiliza serviços públicos da cidade piauiense, como saúde, educação e até oportunidades de trabalho, sendo, muitas vezes, apenas local de moradia para seus habitantes. Segundo o parlamentar, quase 80% da população residente em Vila Serrânia é piauiense. Diante desse cenário, um estudo está em andamento para avaliar a viabilidade de integrar Vila Serrânia ao território do Piauí. A proposta busca solucionar questões relacionadas à gestão pública e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Os prefeitos Dr. Corinto Matos (MDB), de Marcolândia–PI, e Evilásio Mateus (PDT), de Araripina, já discutiram o assunto e sinalizaram de forma positiva para a viabilidade da mudança.

plugins premium WordPress