Câmara do Cabo retoma atividades e instala legislatura 2025-2028

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho recebeu na manhã desta terça-feira, 04, a sessão solene de instalação da primeira sessão legislativa da 19ª legislatura, abrindo os trabalhos parlamentares do período 2025-2028. A abertura contou com a presença dos 21 vereadores eleitos para o primeiro mandato e reeleitos no último pleito municipal, em 2024, além dos chefes do Executivo municipal, prefeito Lula Cabral e o vice-prefeito, Jamerson Batera e representando o poder Judiciário, o diretor do Fórum do Cabo, juiz Daniel Paiva. O magistrado ressaltou a importância da colaboração entre poderes na solução de demandas do município. “Que seja um ano profícuo com muitos projetos, e que com a execução destes, tragam melhorias pra nossa cidade, na área social e também na jurisdicional. Espero que todos desempenhem um bom trabalho para termos um bom servir à população”. Em seu pronunciamento, o prefeito Lula Cabral destacou o papel do parlamento junto ao Executivo para atrair investimentos e revertê-los em melhorias para o Cabo de Santo Agostinho. “É preciso ressaltar a responsabilidade que o parlamento tem com a nossa cidade, de reerguê-la, de atender os anseios dos cidadãos, onde queremos uma cidade desenvolvimentista, com investimento no social, na educação e redução da violência”. Finalizando a sessão solene, o presidente da Casa Vicente Mendes, vereador Anderson Bocão certificou a contribuição que a Casa dará junto aos poderes Executivo e Judiciário. “A Câmara sempre dará sua contribuição ao crescimento e melhorias pra nossa cidade. Nossos jovens precisam de estudo, merenda e qualificação profissional. Precisamos corresponder às expectativas da população, este é nosso compromisso”. 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura – A reunião solene desta terça-feira, marcou a instalação da 1ª Sessão Legislativa, que corresponde ao primeiro ano do mandato parlamentar. Já a contagem da Legislatura teve início a partir da Redemocratização do País, em 1946. Portanto, esta é a 19ª Legislatura (2025-2028).
Em ofício, Álvaro Porto pede à FPF remarcação de jogos previstos para os dias de carnaval

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, enviou, nesta segunda-feira (03.02), ofício ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, solicitando a remarcação de jogos do campeonato estadual previstos para período de 01/03/2025 a 04/03/2025, ou seja, durante o carnaval. Duas partidas da segunda fase do Campeonato Pernambucano de Futebol estão agendadas para os dias 02 (3º colocado x 6º colocado) e 03 (4º x colocado 5º colocado) de março, domingo e segunda-feira de carnaval, respectivamente. Esta informação segundo Porto, chegou à presidência da Alepe através da preocupação externada por diversos parlamentares. Isso porque é sabido que em Pernambuco o período carnavalesco movimenta milhões de foliões nos polos espalhados por todo o estado, exigindo do governo estadual o emprego de um efetivo de mais de 60 mil profissionais de segurança, que atuam de forma coordenada para garantir a paz durante os festejos. Tamanho aumento das demandas de segurança pública durante o ciclo de momo, segundo o deputado, pode inviabilizar o necessário policiamento dos jogos. O presidente do Legislativo argumenta que por conta dos embates premeditados entre torcidas organizadas, presentes no contexto do futebol brasileiro e pernambucano, sobretudo depois das lamentáveis cenas de violência registradas no último sábado, antes do jogo entre Santa Cruz Futebol Clube e Sport Club do Recife, o reagendamento das partidas se faz necessário. Porto, que diante da selvageria vista no sábado chegou a solicitar a suspensão daquele jogo, reitera que seu apelo para que a FPF reveja o calendário é justificado pelo “comprometimento das forças de segurança do estado com os festejos do carnaval, bem como a necessidade de garantir que todas as partidas do Campeonato Pernambucano de Futebol sejam realizadas num cenário de tranquilidade”.
Deputada Socorro Pimentel é a nova líder do governo na Alepe

A deputada estadual Socorro Pimentel é a nova líder do Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A indicação do nome da parlamentar foi encaminhada nesta segunda-feira (3) para a Casa Legislativa. Socorro Pimentel substitui o deputado Izaías Régis. A indicação foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira (4). “Estamos fazendo mudanças importantes em Pernambuco e, para isso, tenho contado com o trabalho dos deputados para a construção dessas parcerias, em decisões a favor do nosso povo. Por isso, agradeço ao deputado Izaías Régis, que coordenou a bancada do Governo nesses dois primeiros anos, e desejo um trabalho exitoso para a deputada Socorro, que estará à frente do bom diálogo com a Alepe para apresentar nossas ações”, destacou a governadora Raquel Lyra. Para a deputada Socorro Pimentel, o trabalho será feito com diálogo e respeito às demandas da população pernambucana. “Minha prioridade será fortalecer a articulação entre o Executivo e o Legislativo, buscando sempre a harmonia nas discussões e a implementação de políticas públicas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento do nosso Estado. Agradeço à governadora Raquel Lyra pela confiança”, registrou a deputada.
Governadora Raquel Lyra reforça parceria com a Alepe durante abertura dos trabalhos legislativos

A união entre os Poderes Executivo e Legislativo foi um dos principais pontos ressaltados pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (3), durante o início dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o ano de 2025. A solenidade foi realizada no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar e também marcou a posse da nova Mesa Diretora, que ficará à frente da Casa Joaquim Nabuco até 2027. “Os Poderes fortalecidos são muito importantes para que a gente possa implementar as ações que o nosso povo precisa. Hoje, mais uma vez, vim referenciar e registar o meu compromisso de diálogo com a Alepe, agradecendo pelos anos que passaram e pedindo apoio para que tudo o que precisa ser feito para nosso Estado crescer, sem deixar ninguém para trás, seja feito. Contei com o apoio da Alepe nos dois primeiros anos e tenho certeza de que, no interesse do povo de Pernambuco, não nos faltará o apoio desta Casa Legislativa na aprovação de projetos que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra. A governadora, no seu discurso, pontuou que o Governo de Pernambuco chega, a 2025, com diversos compromissos cumpridos. “A partir de um plano de governo pactuado com a população e discutido nas 12 microrregiões de Pernambuco, é possível afirmar que já está nas ruas a mudança de rumo do nosso Estado, que agora trilha o bom caminho de retomar a liderança regional e ser novamente exemplo e referência nacional. Digo com convicção: 2025 é tempo de acelerar as mudanças, chegando de vez à vida da população, sobretudo dos mais necessitados, aqueles que lamentavelmente sempre foram invisíveis para o poder público”, reforçou. Para o presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto, nos últimos dois anos foram somados aprendizados e celebradas conquistas para Pernambuco. “Ao desenvolver toda essa nossa cruzada, tenho consciência, mais do que nunca, da importância da sustentação de uma relação institucional com os outros Poderes, da forma mais respeitada, reconhecendo a independência de cada um e exercendo uma relação permeada de muita harmonia”, disse. “É um trabalho que seguirá de forma incansável para a melhoria de vida dos que mais precisam. Nossa bancada seguirá comprometida com as pautas que interessam a toda sociedade, continuando a trabalhar de forma conjunta e harmoniosa”, pontuou o deputado Joãozinho Tenório, da base governista na Alepe. A solenidade contou ainda com discurso do líder da oposição, deputado estadual Diogo Moraes, e com a presença do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
Simão anuncia maior concurso público da história da educação de Petrolina

Em um marco significativo para a educação de Petrolina, o prefeito Simão Durando anunciou o maior concurso público da história do município com a oferta de mais de mil vagas. A grande maioria, cerca de 80%, será destinada a professores, mas o concurso também contemplará outras áreas essenciais para o setor educacional, como secretários escolares, psicólogos e assistentes. O anúncio ocorreu durante a abertura oficial do ano letivo de 2025, nesta segunda-feira (3). A previsão é de que o edital do novo concurso seja publicado até o início do segundo semestre. Com o novo concurso, o objetivo é expandir o quadro de profissionais, reforçar setores como o do ensino, acompanhamento, psicologia escolar, além de reconhecer o papel fundamental dos trabalhadores da educação no processo de formação dos quase 60 mil estudantes da rede. De acordo com o prefeito Simão Durando, a medida reflete o compromisso da gestão com a melhoria contínua da qualidade do ensino público na cidade. “Este concurso é um marco para nossa gestão e, principalmente, para a educação de Petrolina. Sabemos que não se faz uma cidade forte sem uma educação forte, e isso passa por garantir que nossos professores e todos os profissionais da educação tenham condições dignas de trabalho e uma carreira estruturada. Hoje, temos a melhor educação de Pernambuco, e em quatro anos, juntos, vamos continuar sendo referência, mas do Nordeste”, afirmou.
Mano Medeiros recebe professores para as boas-vindas do ano letivo de 2025

Com o tema “Educar para sentir: inteligência emocional e bem-estar na escola”, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes recebeu professores e demais servidores da Educação, nesta segunda-feira (3), para o evento que marcou o início do ano letivo, cujas aulas começarão na próxima quarta-feira (5). O encontro ocorreu na quadra da UNIFG, em Piedade. O prefeito Mano Medeiros discursou para uma plateia atenta. “Quando fui eleito, assumi o compromisso de fazer de Jaboatão a melhor cidade para se viver e a educação faz parte deste compromisso. Vamos fazer a melhor educação, vamos fazer com que Jaboatão continue sendo referência. Contamos com vocês, para fazer de Jaboatão uma cidade diferente”, declarou o prefeito. Já a primeira-dama do município, Andrea Medeiros, ressaltou a importância dos professores. “Eu tenho muito orgulho da educação de Jaboatão e de vocês, professores, que estão em sala de aula, no dia a dia, cuidando dos alunos. E este é o lema de Mano, que juntos nós somos mais fortes. Eu sou professora e tenho muito orgulho disso. Nossa vice-prefeita, Irmã Babate, aqui presente, também é professora. Desejamos a vocês um bom ano letivo”, disse a primeira-dama. O ano letivo focará na inteligência emocional como ferramenta essencial e como aliada no dia a dia escolar, buscando o sucesso acadêmico e pessoal. “É com imensa alegria que damos as boas-vindas aos professores, para o início do ano letivo de 2025. Vocês fazem a diferença. Os alunos são a nossa inspiração e a nossa esperança. Os professores transformam vidas”, reforçou a secretária municipal de Educação, Mônica Andrade. A rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes conta com cerca de 5 mil professores, distribuídos em 150 unidades educacionais. São mais de 60 mil estudantes das etapas de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A gestão do prefeito Mano Medeiros vem adotando estratégias de melhorias para a educação do município de Jaboatão dos Guararapes. Nesse sentido, já foram convocados e nomeados mais de 900 professores, do último concurso realizado em 2023, com o intuito de fortalecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Jaboatão também é Selo Ouro no Compromisso Criança Alfabetizada e comemora o crescimento do Ideb da rede nos anos iniciais. Para o ano letivo de 2025, a gestão municipal está distribuindo kits pedagógicos (material escolar), estojo e fardamento a todos estudantes: mochila e agenda para as crianças da Educação Infantil; kits pedagógicos aos Professores da Rede; além de requalificar a mobília das escolas que atendem estudantes dos anos finais.