Bocão conta com apoio de 11 vereadores pela presidência da Câmara do Cabo

Confinados em um verdadeiro Big Brother, 11 vereadores do Cabo de Santo Agostinho declararam apoio à candidatura de Anderson Bocão a presidente de Câmara do Cabo de Santo Agostinho.  Se nada mudar na madrugada do dia 31 para o dia 01 de janeiro, Bocão será eleito pela maioria dos parlamentares da Casa de Vicente Mendes. Além de Bocão, os vereadores Ezequiel (SD), Marcos (PSB), Karol (Republicanos), Gisele (PP), Aziel (PP), Ricardinho (Rede), Pedrinho (PP), Sargento (PSD), Gabi Jerônimo (PT) e Cianinho (Avante) estão todos juntos no mesmo local, onde permanecerão até o momento da posse e da eleição da Mesa Diretora. Em conversa com fontes próximas ao grupo, um dos vereadores garantiu que a vitória é praticamente certa: “Estamos fechados e vamos garantir a presidência para o Bocão. Não tem mais como reverter”, afirmou, demonstrando confiança no resultado.

Barragens de Utinga e Bita que abastecem o Cabo e Ipojuca estão em situação de alerta

O período de estiagens e a elevação sustentada e crescente das ondas de calor vêm impactando fortemente os níveis de armazenamento das Barragens de Bita e  Utinga, que também abastecem o Cabo de Santo Agostinho, Muro Alto e Porto de Galinhas, em Ipojuca. A elevação das temperaturas implica no aumento inevitável dos índices de evaporação das águas armazenadas nas barragens para abastecimento humano. Por sua vez, as ondas de calor precipitam o crescimento repentino do consumo. Por essas razões, os níveis dessas barragens vêm baixando de maneira significativa, fora dos padrões de anos anteriores. A Compesa, inclusive, antevendo o período mais crítico de ocupação das praias, reativou, em novembro deste ano, a captação feita no Rio Ipojuca para irrigar e robustecer os níveis de armazenamento da Barragem de Bita. Ainda assim, a velocidade com que os níveis de armazenamento baixaram, obrigou a Compesa a deflagrar, em caráter de urgência, plano de contingência que tem por objetivo administrar os volumes de água armazenados, a fim de evitar eventual colapso nas áreas informadas. A Compesa, por essas razões, está organizando ajustes nos calendários de abastecimento a fim de assegurar o atendimento sustentado das regiões de praias, indústrias e das regiões mais impactadas do município do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, que compreendem o período de contingência (considerando as previsões de chuvas que impactam tais barragens).  A situação é, portanto, de alerta e de monitoramento e controle máximo dos níveis das barragens para distribuição de água à população, contexto em que o uso racional da água é medida necessária ao enfrentamento da situação. A Compesa divulgará na próxima segunda-feira (30) os calendários emergenciais de abastecimento em vista ao período de contingência, que passarão a vigorar a partir do dia 03/01 nessas áreas.

Governo do Estado publica licitação do trecho Sul do Arco Metropolitano, entre Moreno e o Cabo

  O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (28), o edital de licitação para o segmento dois do Arco Metropolitano, no trecho entre o município de Moreno e a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, que tem extensão de 25,3 quilômetros. Com recursos estaduais no valor de cerca de R$ 744 milhões para início da obra, a governadora Raquel Lyra tira do papel o maior investimento em infraestrutura viária da Região Metropolitana do Recife, que vai transformar a mobilidade da região. As obras do trecho Sul do Arco Metropolitano estão previstas para começar em abril de 2025. “Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado. Queremos devolver Pernambuco ao lugar de destaque no Nordeste e no Brasil de onde ele nunca deveria ter saído, e só vamos conseguir esse resultado investindo na nossa infraestrutura. Essa é uma das vias mais sonhadas pelo povo pernambucano e que agora vai se tornar uma realidade para todos por meio do PE na Estrada”, afirmou a governadora Raquel Lyra.   Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, a entrega do Arco Metropolitano terá um impacto significativo nas vidas de quem trafega pelos municípios do entorno da capital pernambucana. “Estamos trabalhando há vários meses nessa obra e ela grande impacto na Região Metropolitana. O Arco tem relevância não só na questão da produção e no escoamento. A partir do momento em que ele estiver concluído, vamos conseguir desafogar o trânsito pesado da BR-101, e com isso começamos a desafogar todas as outras vias complementares do Grande Recife”, enfatizou. “O Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o desenvolvimento do Estado, pois vai transformar significativamente ae mobilidade no Grande Recife e entorno. Estamos empenhados em garantir a conclusão desse projeto, que vai não apenas melhorar o fluxo de veículos, mas também promover maior eficiência no transporte de mercadorias e na integração entre os municípios. Essa é uma das nossas prioridades para assegurar mais segurança e qualidade de vida para quem utiliza essas vias diariamente,” destacou o diretor-presidente do DER, Rivaldo Melo.    

Mano Medeiros resgata tradição e sua posse será em Jaboatão Centro

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), decidiu ser empossado para o seu novo mandato em Jaboatão Centro ou Jaboatão Antigo como queira chamar. Desde 1989, a sede do município foi transferida para Prazeres e o centro da cidade virou distrito. De lá para cá, todos os prefeitos e vereadores foram empossados em Prazeres ou Piedade. A posse de Mano Medeiros e dos novos vereadores vai acontecer no Cine Teatro Samuel Campelo, a partir das 16h, no coração da cidade. O prefeito tem trabalhado muito no resgate das tradições da localidade. O Carnaval de Jaboatão Centro é dos mais tradicionais do Estado. A festa da Santo Amaro, padroeiro da cidade é tradicional. O gestor jaboatonense alugou um casa no centro de Jaboatão e dorme alguns dias por lá. Um gabinete foi instalado para acompanhar de perto todas as demandas da localidade.  

plugins premium WordPress