Labanca reúne mais de 10 mil pessoas em evento que marca o pontapé inicial de sua reeleição
Um dos prefeitos mais bem avaliados de Pernambuco, Vinícius Labanca (PSB), reuniu, na noite desta terça-feira (27), uma verdadeira multidão pelas ruas de São Lourenço da Mata, no evento que marcou o lançamento de sua candidatura à reeleição. Uma verdadeira onda amarela reuniu apoiadores de todos os recantos da cidade, mostrando, mais uma vez, o reflexo da boa aprovação da gestão de Labanca. Ao lado de Lucca, seu candidato a vice-prefeito, Labanca recebeu apoios importantes também no seu palanque, como os senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Duere (MDB), os deputados Eriberto Filho, Eriberto Medeiros ambos do PSB e os exs deputados, Marília Arraes, Sebastião Oliveira e Raul Henry, entre outras lideranças políticas do estado. Em um discurso emocionado, Labanca, que também celebrou seu aniversário, fez questão de agradecer o apoio do seu grupo e reforçou o trabalho feito nos últimos quatro anos. “Foram dias de muito trabalho para que pudéssemos recuperar nossa cidade. Não medimos esforços para melhorar a vida das pessoas com obras e ações transformadoras. Isso é só o começo. Se fizemos muito nesse primeiro mandato, estou pronto e preparado para trabalhar ainda mais na segunda gestão”, pontuou Labanca.
Governo Lula vai encerrar ministério do RS, e Pimenta retorna à Secom após desgaste
Sob forte cobrança em seu domicílio eleitoral, o ministro Paulo Pimenta (PT) reassumirá em setembro a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República após quatro meses à frente da Secretaria Extraordinária criada para a resposta à tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. O retorno de Pimenta está previsto para 12 de setembro, pouco antes do fim da vigência da medida provisória que criou a pasta durante o período de calamidade pública provocada pelas enchentes no Estado. A extensão do prazo exigiria a abertura de uma negociação com o Congresso Nacional. Pimenta assumiu o cargo no dia 15 de maio. A MP é válida até 25 de setembro, quando a medida é automaticamente extinta, caso não seja aprovada. Há algumas semanas, o ministro admitiu a aliados que preferia retomar o cargo no Planalto, independentemente da vigência da medida provisória que o designou. A leitura de aliados de Pimenta é que ele ficou em meio a um fogo cruzado no Estado, entre opositores e aliados do governo, o que vai piorar até outubro, com a campanha eleitoral. Com um desempenho considerado tímido na pasta do RS, o ministro volta ao Palácio do Planalto sob críticas também ao seu trabalho na Secom. Por isso seu retorno desagrada alguns integrantes do governo. Da Folha de São Paulo.
Governo permite alistamento voluntário de mulheres no serviço militar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que permite o alistamento de mulheres ao Serviço Militar Voluntário. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (28). O processo para que um cidadão faça parte do serviço militar possui três etapas: alistamento, seleção e incorporação. Ao completarem 18 anos, todos os homens são obrigados a fazerem o alistamento, enquanto mulheres são proibidas. Com a nova medida, as mulheres que quiserem se alistar terão essa opção ao completarem 18 anos. Para elas, a inscrição é voluntária. O alistamento ocorre entre janeiro e junho de todos os anos. Mulheres já poderão se alistar no próximo ano. A seleção atenderá aos critérios específicos definidos pelas Forças Armadas, com a realização de exames médicos, testes de aptidão e entrevistas. As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e têm o direito de desistir do serviço militar até o ato oficial de incorporação. Depois, o serviço militar se torna de cumprimento obrigatório. As incorporadas passarão por um curso de formação básica antes de começar a exercer as funções gerais. O decreto define ainda que as mulheres, ao serem desligadas do serviço, passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas, ou seja, não adquirirão estabilidade no serviço militar. CNN Brasil.
“Olinda não quer voltar a um passado de abandono”, afirma Mirella
A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou caminhada pelas ruas do Alto da Conquista, na noite desta terça-feira (27/08). A postulante recebeu demonstrações de apoio da população e declarou que a cidade não quer voltar a um passado de abandono. O ato foi acompanhado pelo candidato a vice, Chiquinho (Solidariedade), e do atual gestor do município, Professor Lupércio (PSD). “Olinda não quer voltar a um passado de abandono. A gente quer seguir fazendo com que as pessoas mantenham o sorriso no rosto. A gente vai trabalhar incansavelmente para seguir com um legado de respeito com a população”, comentou Mirella. Lupércio destacou que Mirella está pronta para ser prefeita. “Mirella é totalmente preparada e vai trabalhar muito mais por Olinda”, afirmou o atual gestor.
Zé Martins abre 46 pontos de vantagem em João Alfredo
Em João Alfredo, no Agreste Setentrional, a 107 km do Recife, o prefeito Zé Martins (PSB) lidera com folga a pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com este blog, para prefeito do município. Se as eleições fossem hoje, ele teria 66.9% das intenções de voto, 44 pontos de vantagem em relação à Vânia de Oim (Podemos), que aparece com apenas 20,3%. Brancos e nulos somam 3,1% e indecisos 9,7%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato preferencial sem ajuda do disquete com todos os postulantes, Zé Martins mantém uma dianteira maior. Aparece com 62,3% das intenções de voto ante 18% de Vânia de Oim. Neste cenário, 2,3% dizem que podem anular o voto e indecisos somam 17,1%. No quesito rejeição, Vânia de Oim lidera. Entre os entrevistados, 52% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Já o prefeito Zé Martins aparece com 21,7% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Entre os eleitores que estão firmes, sem chances de mudar o voto, 61,4% são do prefeito e 16,3% da adversária. Estratificando o levantamento, Zé Martins tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (74,1%), entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (72%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (67,7%). Por sexo, 69,9% dos seus eleitores são homens e 64,1% são mulheres. Já Vânia de Oim tem seus maiores indicadores de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (43,5%), entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (29,4%) e entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (21,8%). Por sexo, 21,2% dos seus eleitores são mulheres e 19,3% dos seus eleitores são homens. A pesquisa foi a campo entre os dias 20 e 21 de agosto, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-02297/2024.
Juntos pela Cidadania: Iniciativa do Governo do Estado leva diversos serviços para mais perto da população
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em coordenação conjunta a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretaria de Defesa Social e Secretaria Estadual de Educação, iniciam no sábado (31), a primeira ação do Juntos pela Cidadania que ocorrerá em Ponte dos Carvalhos, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Escola Estadual de Referência ao Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, das 8h às 12h. Na ocasião, serão oferecidos serviços de acesso à cidadania para a população, por meio de diversas ações integradas entre o governo estadual e o município. No dia 21 de setembro, a mesma ação acontecerá em Jaboatão dos Guararapes, no Núcleo Estadual de Prevenção Social, em Cajueiro Seco. E, posteriormente, o calendário junto a outros municípios será divulgado. Na sexta-feira (30), no turno da manhã e tarde, haverá um ciclo de palestras nas escolas Municipal Douglas Menezes e Escola de Referência em Ensino Médio Maria Eugênia, em Ponte dos Carvalhos, dentro do programa ‘Juntos pela Escola’, promovido pela SDS, e que antecede a ação de cidadania. Os temas tratados serão: bullyng, lei Maria da Penha, Proteção à Criança e ao Adolescente, Violência na Juventude e Drogas, entre outros. O Juntos pela Cidadania visa, também, promover a integração intersetorial entre redes de prevenção social, com a execução de ações estratégicas para a garantia do acesso a direitos e, consequentemente, redução do crime e violências. Aproximando, assim, ainda mais os órgãos do governo do estado junto aos municípios, fortalecendo os laços dentro das comunidades e firmando o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada. “Entende-se que quanto mais serviços de acesso à direitos estiverem próximos à população, mais efetivamente se consegue mitigar situações de violações de direitos humanos. Assim, esse instrumento funciona como porta de entrada para a política de prevenção à violência, porque não apenas lida-se com os sintomas, mas, também, abordam as multicausalidades da violência, promovendo, assim, uma sociedade mais segura”, destacou a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo.