Lula recebe líderes da Câmara em meio a crise de emendas e sucessão de Lira

O presidente Lula (PT) se reúne com líderes dos partidos da base na Câmara dos Deputados na tarde desta segunda-feira para conversar sobre emendas e pautas econômicas. O encontro no Palácio do Planalto é alinhar expectativas e permitir que os partidos apresentem suas visões sobre fatos recentes da política para o presidente. O principal foco é o acordo fechado entre os Três Poderes para criar novas regras às emendas parlamentares. Apesar de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter participado do encontro no STF, a avaliação de integrantes do centrão é a de que as medidas representam retrocesso. A equipe da articulação política do Planalto também pedirá apoio da base em votações de propostas econômicas nas próximas semanas, como um projeto que regulamenta a reforma tributária. O Congresso se prepara para votar algumas propostas nas próximas duas semanas. Depois, Brasília ficará esvaziada para que congressistas se concentrem nas campanhas de seus aliados nas eleições municipais de outubro. O convite para a reunião foi enviado pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PP-CE), para todas as lideranças de partidos da base do governo. São eles PT, União Brasil, Republicanos, PP, PSD, MDB, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, PC do B, PV, Rede e PSOL. A mensagem enviada por Guimarães não diz quais assuntos serão abordados no encontro. A ausência de explicações e a resposta genérica de que o presidente Lula somente quer conversar abriu espaço para especulações dos líderes partidários. Uma delas é a sucessão de Lira na presidência da Câmara. Os cotados para sucedê-lo estão na expectativa de que o alagoano cumpra sua promessa de definir até sábado quem receberá sua bênção na disputa. Disputam a vaga os deputados Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). Corre por fora o emedebista Isnaldo Bulhões Jr. (AL). O presidente da Câmara deu a Lula o poder de vetar um dos nomes. Os dois devem se encontrar nesta semana para Arthur Lira definir quem receberá sua aquiescência.

Em movimento histórico Lucielle Laurentino arrasta multidão para inauguração do comitê “Casa 44”

A atual prefeita e candidata à reeleição em Bezerros, no Agreste, Lucielle Laurentino (UB), promoveu, na noite de ontem (sábado, 24), um dos maiores movimentos políticos da história do município. Na ocasião, foi realizada a inauguração oficial do comitê “Casa 44”, reunindo mais de 7 mil pessoas pelas ruas da cidade, vestidas de azul e rosa. A concentração aconteceu na Praça São Sebastião e o percurso seguiu pelas principais ruas da cidade em direção ao comitê, que fica localizado na Rua da Matriz, Centro.  Em frente ao comitê, junto com a vice-prefeita Socôrro Silva e o deputado estadual Joãozinho Tenório, a prefeita Lucielle discursou, agradecendo aos presentes e pedindo uma eleição limpa, séria e comprometida com um futuro melhor para Bezerros. A gestora também aproveitou para citar grandes ações realizadas em sua gestão, como a reforma da Unidade Mista São José (popular maternidade), calçamento de dezenas de ruas, melhorias em postos de saúde, construção de uma nova escola em tempo integral e inúmeras outras conquistas. “Socôrro e eu estamos aqui porque o povo bezerrense nos escolheu para estar aqui. Somos fruto de uma educação que transforma e de uma política que muda a vida das pessoas. Bezerros está vivendo um novo momento em sua história e o trabalho em prol do cidadão bezerrense não pode parar. Peço que nos ajudem a continuar fazendo ainda mais por nosso município e pelo futuro de nossas crianças e jovens. É preciso coragem para fazer mais e nós estamos aqui para fazer a vontade do povo, pois é para o povo que nós trabalhamos”, destacou Lucielle. A grande quantidade de apoiadores na caminhada e inauguração da “Casa 44” é reflexo da aprovação da atual gestão municipal, visto que, em pesquisa Data Trends realizada no mês de julho deste ano, apontando 68% de intenção de voto em Lucielle e Socôrro Silva. Registrada no TSE com o número PE-03634/2024, a pesquisa tem margem de erro máxima de 4,8% e grau de confiança de 95%.

Insegurança no comércio pauta encontro de Elias com lideranças de Piedade, Candeias e Barra de Jangada

Durante ato de inauguração do comitê e do lançamento da candidatura à reeleição do vereador Henrique Metalúrgico (PT), Elias Gomes (PT) voltou a abordar assuntos relacionados à segurança pública na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Tendo registrado quase 200 homicídios nos sete primeiros meses do ano, segundo dados oficiais do Governo de Pernambuco, o município da Região Metropolitana do Recife enfrenta ainda uma crescente no número de arrombamentos a comércios e de invasões a domicílios. Elias apontou a insegurança como um dos principais desafios na retomada da economia, tendo como base o depoimento de comerciantes da orla e de donos de bares e restaurantes dos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. E destacou que é preciso que o poder público municipal construa um plano para o setor em parceria com os governos estadual e federal. “Ninguém faz nada sozinho nem muito menos resolve um problema dessa magnitude colocando a responsabilidade no colo de outras pessoas. Estivemos reunidos com comerciantes e empresários e foi uníssono o pedido por políticas públicas efetivas na prevenção e no combate à criminalidade. É preciso que a prefeitura exerça seu papel na construção de um plano voltado à redução desses índices. Já fizemos no passado e vamos fazer novamente”, disse Elias.