Programa da Prefeitura do Cabo garante distribuição de absorventes para estudantes da rede municipal de ensino
Mais de 5.700 alunas entre 11 e 16 anos de escolas públicas municipais do Cabo de Santo Agostinho passarão a receber um kit de absorventes. Em ato simbólico do programa “Livre para Estudar”, o prefeito Keko do Armazém e o secretário de Educação, Betinho Gomes, fizeram a entrega ontem (29) dos primeiros kits na Escola Jason Brandão. O objetivo do programa é oferecer o acesso às condições adequadas de higiene pessoal, garantindo o direito legal à dignidade menstrual das estudantes. “É preciso ter o olhar para além das salas de aula e entender a realidade e necessidades de nossos estudantes. Uma questão tão simples, mas que está entre as causas de evasão escolar de muitas meninas durante o período menstrual. Que nós continuemos de mãos dadas construindo uma cidade melhor, mais justa, humana e com mais equidade”, pontuou o prefeito Keko do Armazém. Durante o ato, estudantes do 9º ano da Escola em Tempo Integral Madre Iva apresentaram um jogral sobre a importância do “Livres para Estudar”. Também houve apresentação musical. A estudante Ana Carolina falou da importância do programa para as estudantes da rede pública de ensino. “Gostaria primeiramente de agradecer a todos os envolvidos no programa que, com certeza, ajudará muitas estudantes da rede municipal. Uma pesquisa da ONU revela que uma a cada quatro meninas faltam aulas por causa de não terem condições de comprar absorventes, sendo esta uma das causas da evasão escolar. Com esse projeto podemos diminuir esses índices”, relatou. Segundo Veridiana Lima, mãe de aluna, esse projeto marcará a Educação do Cabo. “Na minha época não tínhamos uma gestão que tivesse esse olhar humanizado para nós mulheres. Essa oportunidade que nossas filhas estão tendo é muito importante, pois é um incentivo do governo para que elas não percam aulas”, comentou.
Coronel Meira é primeiro lugar em Pernambuco na oposição ao governo Lula
O Deputado federal Coronel Meira (PL-PE) ocupa o primeiro lugar em Pernambuco no ranking da Plataforma Placar, como o parlamentar com melhor atuação na avaliação do alinhamento dos políticos com suas Bancadas no Congresso Nacional. A plataforma Placar é especializada no monitoramento das atividades parlamentares, inclusive como ocorrem as votações no Congresso. “Seguimos firmes aqui no Congresso Nacional, na fiscalização e na oposição ao desgoverno Lula, sempre mantendo um posicionamento firme, representando aqueles que me elegeram, numa postura sempre combativa e com coerência”, afirma o Coronel Meira.
Agressão da PM contra Liana Cirne completa três anos; dois homens perderam parte da visão em ação truculenta
Três anos após ação truculenta da Polícia Militar de Pernambuco durante um protesto que ocorria de maneira pacífica contra o presidente Bolsonaro (PL), no centro do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) fez novas cobranças sobre o caso. Na ocasião, Liana foi agredida com spray de pimenta. A operação ocorreu na manhã do dia 29 de maio de 2021 e terminou com dois trabalhadores cegos, que foram atingidos pela polícia com tiros de borracha no rosto, além de diversos manifestantes feridos. Liana Cirne, que não estava participando da manifestação e se encaminhava para prestar assistência jurídica a quem estava sendo detido pela polícia, foi agredida com spray a menos de um palmo de distância. Nas redes sociais, a vereadora voltou a questionar quem teria dado a ordem para que os policiais, abruptamente e sem nenhum motivo, disparassem contra os manifestantes balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. “Fui brutalmente atingida por spray de pimenta ao tentar evitar que mais pessoas sofressem com a abordagem criminosa dos policiais que naquele dia receberam uma ordem para nos calar a qualquer preço. Dois trabalhadores perderam parte da visão. Três anos se passaram e ainda buscamos por resposta. Quem deu a ordem?”, questionou Liana Cirne. Apenas em Fevereiro deste ano, o terceiro-sargento Reinaldo Belmiro Lins, que cegou Jonas Correia de França, pegou 30 dias de prisão administrativa. O PM que cegou Daniel Campelo ainda não foi punido. Em maio de 2022, um policial foi responsabilizado pela agressão contra Liana Cirne. Ele pegou 21 dias de detenção, no entanto, o PM apontado não foi quem de fato atirou o produto químico. As últimas informações são de que os policiais envolvidos na operação respondem a um processo criminal em fase de instrução, que ainda não tem previsão de julgamento.
Petrolina conquista 1º lugar no índice de crianças alfabetizadas em Pernambuco
A gestão Simão Durando voltou a se destacar no tema educação pública. Petrolina conquistou a 1ª posição, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco, no ranking de classificação da taxa de crianças alfabetizadas na idade certa. Um relatório divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação apontou que quase 70% das crianças que estudam em escolas da prefeitura estão plenamente alfabetizadas até os 7 anos de idade. O 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada mostra que Petrolina superou também as médias nacionais e estaduais. O município sertanejo atingiu 66,2%, superando o índice nacional de 56% e o de Pernambuco (59%). Petrolina também ficou à frente de cidades como Igarassu, Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. De acordo com o prefeito Simão, apesar dos grandes avanços, o compromisso da gestão municipal segue firme no objetivo de alcançar 100% de crianças alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental. “Estamos muito orgulhosos de mais esse reconhecimento. Ano passado, conquistamos dois prêmios em educação e agora esse é mais um indicador importante que o esforço está dando certo. Todo o investimento e planejamento feito por nós está melhorando o desenvolvimento de nossas crianças. Como filho de professor, sei o impacto da alfabetização e da educação de qualidade para o desenvolvimento de uma sociedade. Por isso, essa é uma prioridade nossa. Aproveito para agradecer a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, merendeiras e auxiliares, enfim, a todos que fazem a educação de Petrolina”, ressaltou o prefeito. Ano passado, Petrolina conquistou o primeiro lugar também nos prêmios Band Cidades Excelentes e no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco). O município também já foi reconhecido pela Unicef e Fundação Abrinq pelas políticas públicas para as crianças e adolescentes. Petrolina tem também a maior rede de creches com mais de 20 mil vagas. O município ainda conta com 18 escolas em tempo integral, o que garante o maior número de matrículas nessa modalidade entre as cidades pernambucanas.
Prefeito Mano Medeiros lança o maior concurso público do Jaboatão dos Guararapes com 1.582 vagas
O prefeito Mano Medeiros anunciou, hoje, o lançamento do edital para o concurso público de diversos cargos no município de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas. O documento será publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira (30). A Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pela organização do concurso. A previsão é que o processo de homologação seja concluído até novembro deste ano, permitindo que os aprovados comecem a desempenhar suas funções em breve. O setor de Educação contará com 962 vagas. As oportunidades incluem cargos para auxiliares de apoio pedagógico e infantil, cuidadores educacionais e nutricionista. Na área da Saúde, há vagas para médicos, psiquiatras, pediatras, dentistas, psicólogos, ortopedistas, neurologistas, ginecologistas, nutricionistas, analistas, técnicos, assistentes de suporte, entre outros. Outros setores também oferecem diversas oportunidades, como auditores e analistas da receita, procuradores e advogados. Também existem oportunidades para guardas municipais, agentes de trânsito, analistas e assistentes em políticas sociais, engenheiros, geólogos, agentes de defesa civil, fiscais de defesa do consumidor, além de analistas e assistentes de suporte à gestão, entre outras funções. Esse é o maior concurso público do Jaboatão, abrangendo a contratação de profissionais de áreas estratégicas e que refletem diretamente na melhoria e ampliação dos serviços públicos prestados à população. Isso é o resultado de uma estratégia administrativa que proporciona a rigorosa aplicação dos recursos públicos, gerando eficiência no modelo de gestão. O prefeito Mano Medeiros, destacou a importância do concurso para o município. “Esse concurso é fundamental para reforçarmos os serviços públicos e garantirmos uma gestão mais eficiente e qualificada. Com a ampliação do quadro de servidores, conseguiremos atender melhor a nossa população e promover um desenvolvimento sustentável para a cidade”, pontuou.