DC FECHADO COM MIRELLA EM OLINDA

A pré-candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, recebeu a confirmação de apoio do partido Democrata Cristão, para as eleições deste ano. O presidente estadual da legenda, Edmar de Oliveira, e o líder da agremiação na cidade, vereador Irmão Biá, estiveram nesta segunda-feira (13/05) com a atual secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo e com o prefeito Professor Lupércio, onde reafirmaram apoio à gestão. O parlamentar é vice-líder do governo na Câmara Municipal e um dos principais entusiastas da candidata. “Mirella é muito competente e vai construir uma grande história na nossa cidade”, afirmou o vereador. Tanto Mirella, quanto o prefeito Lupércio demonstraram confiança na continuidade do projeto. Os gestores exaltaram as conquistas da cidade nos últimos sete anos, como a pavimentação de mais de 300 ruas, a entrega de dez novas escolas, o programa de implantação de lâmpadas de LED em todos os postes da cidade e as requalificações das avenidas Presidente Kennedy e Presidente Getúlio Vargas. Edmar de Oliveira foi vereador de Jaboatão dos Guararapes e do Recife, tem grande experiência em eleições municipais e também vem consolidando a atuação da legenda na Marim dos Caetés. “O DC tem um vereador de mandato e uma boa chapa proporcional. Estamos confiantes em ampliar a bancada e ajudar a eleger Mirella, que vai ser uma grande prefeita”, comentou o mandatário.

Emendas do deputado Eduardo da Fonte possibilitam a compra de um ecocardiógrafo para o Hospital das Clínicas, o primeiro do estado de Pernambuco e o 5º do país

Nesta segunda-feira (13/05), o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte (PP), participou da solenidade de entrega do novo ecocardiógrafo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esse novo aparelho, de última geração, vai auxiliar no diagnóstico e no tratamento de pacientes com problemas cardíacos. A tecnologia de inteligência artificial do equipamento possibilita a criação de imagens detalhadas do coração, auxiliando os profissionais de saúde na descoberta de uma variedade de condições cardiovasculares. É é o primeiro do estado de Pernambuco e o 5° do país. Segundo a coordenadora do Centro de Ecocardiografia do HC-UFPE, Eveline Calado, “O equipamento vai fazer com que o tempo de espera e o diagnóstico do paciente encurte, garantindo a mesma qualidade num tempo de espaço menor. O Hospital das Clínicas se torna agora pioneiro no uso da inteligência artificial no estado de Pernambuco”. O deputado Eduardo da Fonte, que tem destinado emendas para os principais hospitais do estado, comentou sobre a importância de investir nos Hospitais do Sus. “Os hospitais públicos do país têm que ter os mesmos equipamentos que os hospitais particulares. Com a entrega desse ecocardiógrafo, nós estamos puxando um movimento que, sem dúvida, terá um efeito muito importante para todos nós, especialmente para os pacientes e profissionais que agora terão um equipamento de última geração para os seus tratamentos”, finalizou. Participaram do ato o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, o superintendente substituto do Hospital das Clínicas, Wagner Cordeiro, o gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão, a pró-reitora da Pós-Graduação, Carol Leandro, a chefe da Unidade de Cardio, Viviane de Paula, o deputado federal Lula da Fonte (PP) , os deputados estaduais Pastor Adalto Santos (PP), Jeferson Timóteo (PP), Henrique Queiroz (PP) e Pastor Cleiton Collins (PP) e o presidente do PP Jovem, Alef Collins (PP).

Saúde convoca população da Região Metropolitana para vacinação contra a dengue nesta quarta-feira (15/05)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e gestores municipais das cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) promovem ação conjunta, nesta quarta-feira (15/05), voltada para intensificação da vacinação contra a dengue. A iniciativa se apresenta como forma de chamamento da sociedade para proteger da doença crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos (257.342, a população estimada). Desde o início da imunização nos 20 municípios que compõem a RMR, no mês de abril, apenas 11,23% das doses da vacina recebidas pelo Estado foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial. Entre os critérios elencados pelo Ministério da Saúde (MS), foram observados o cenário epidemiológico da dengue em cada território e os municípios com mais de 100 mil habitantes. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) encaminhou para os respectivos municípios 72.017 doses da vacina contra a dengue. Todas devem ser aplicadas como primeira dose (D1), visto que a segunda (D2) vai ser ofertada após três meses da primeira. A meta é imunizar 90% da população-alvo. O PEI-PE segue monitorando estratégias de imunização dos municípios, realizando ações que visem ofertar o acesso do imunizante aos seus munícipes, além fornecer apoio técnico para realização de toda atividade voltada para a ampliação das coberturas vacinais. Os primeiros municípios iniciaram a estratégia de imunização no último dia 9 de abril e, até o momento, 8.092 doses foram aplicadas e registradas pelas gestões locais no sistema de informação. Dessas, 6.531 foram aplicadas no mês de abril e outras 1.561 em maio. “É importante destacar que a vacina contra dengue protege crianças e adolescentes contra os quatro sorotipos, sendo o terceiro o de maior risco, tendo em vista que a circulação ocorreu em nosso estado há pelo menos 15 anos. Dessa forma, esses grupos estão mais suscetíveis. Além disso, reforçamos que a vacina é segura e reduz o risco de formas graves e óbitos pela doença”, destaca a superintendente de Imunizações da SES-PE, Jeane Tavares Torres. A estimativa populacional do público-alvo residente nesses 20 municípios: De 10 a 14 (257.342 pessoas) 10 anos – 51.872 11 anos – 50.996 12 anos – 51.404 13 anos – 51.473 14 anos – 51.597 Localidades beneficiadas: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.

Mano Medeiros faz visitas institucionais ao Tribunal de Justiça, Governo do Estado e Assembleia Legislativa

Em um dia com agenda diversificada, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, fez visitas de caráter institucional ao Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, Assembleia Legislativa e Governo do Estado. A primeira reunião foi com o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, quando foram colocados em discussão assuntos em comum com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Logo após esse encontro, Mano Medeiros seguiu para o Palácio do Campo das Princesas, sendo recebido pelo secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Na ocasião, o secretário anunciou que o Governo do Estado suspendeu a reintegração de posse do terreno onde funcionou a antiga Escola Estadual Ministro João Alberto, na Rua Jangadinha, em Cavaleiro. A decisão do Governo foi uma resposta a uma demanda apresentada pelo prefeito Mano Medeiros. No início da noite, Mano Medeiros fez visitas aos gabinetes dos deputados estaduais Renato Antunes e Joãozinho Tenório. “Em todas essas reuniões nas três esferas, estivemos apresentando demandas e solicitando apoio para projetos que beneficiam a população do Jaboatão”, comentou Mano Medeiros.

Governo de Pernambuco presente na Missão Internacional do Consórcio Nordeste

O Governo de Pernambuco está presente na Missão Internacional à Europa organizada pelo Consórcio Nordeste. Até o próximo sábado (18), serão visitados três países – Holanda, Bélgica e Alemanha -, com intensa agenda de eventos e reuniões com os setores público e privado. Ao longo de toda a semana, serão discutidos pautas como Caatinga, energias, hidrogênio verde e emergências climáticas. A missão teve início no último domingo (12).   Nesta segunda-feira (13), teve início a primeira parte da programação, com a abertura do World Hydrogen Summit. O evento, considerado o maior do mundo sobre hidrogênio, está sendo realizado na cidade de Rotterdam, na Holanda, com desfecho nesta quarta-feira (15). A expectativa de público é de 11.500 profissionais da área, 280 palestrantes, 350 exibidores e 72 patrocinadores oficiais.   Pernambuco está participando com o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda, a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, o secretário executivo de Atração Empresarial, Maurício Laranjeira, o CEO do Complexo Industrial de Suape, Marcio Guiot, o diretor de Sustentabilidade do Complexo Carlos André Cavalcanti, e a Superintendente de Projetos e Relações Internacionais, Marina Silva.    Este ano, o tema do evento é “Construindo um futuro energético sustentável, juntos”. O objetivo desta parte da programação é buscar apresentar as mais recentes tecnologias, projetos e estratégias de hidrogênio para acelerar uma transição energética movida a hidrogênio.   “Participar dessa missão internacional organizada pelo Consórcio Nordeste é mais um exemplo do Esforço que o Governo do Estado de Pernambuco tem empreendido no sentido de buscar cooperação internacional para superar os seus imensos desafios sociais e econômicos, mas também para buscar maximizar as oportunidades que só Pernambuco tem a oferecer ao mundo. Estamos aqui com oito dos nove estados do Nordeste, cada um apresentando as suas potencialidades, buscando investimentos, transferência de tecnologia, cooperação com governos e organizações da sociedade civil, em um esforço conjunto para melhorar a vida da nossa região e do nosso país”, afirmou o secretário Fernando Holanda.   “É de extrema importância a participação do Governo do Estado, incluindo da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, neste que é o maior evento da cadeia global de hidrogênio verde. A gente está aqui com a missão de levar para Pernambuco os melhores investimentos, para que a gente possa desenvolver o nosso estado. Não qualquer investimento, mas aqueles investidores e empresas que estão interessados em chegar no nosso estado e desenvolver da forma correta, ou seja, com justiça social e com responsabilidade ambiental”, disse a secretária Ana Luiza Ferreira.   Dando início às atividades em Rotterdam, a comitiva de Pernambuco fez uma reunião com Fernanda Delgado, da Associação Brasileira de Hidrogênio Verde (ABIHV). Em seguida, participou de reunião sobre o Green Ports Partnership Program, iniciativa do Governo da Holanda e do Porto de Rotterdam para colaborar com portos, indústrias e governos brasileiros para incentivar as práticas de inovação e sustentabilidade. Na sequência, a comitiva participou de reuniões bilaterais com empresas e organizações interessadas no potencial logístico de Pernambuco e sua sua capacidade de geração de energias renováveis.