UPAE Escada finaliza visitas a municípios assistidos pela unidade e otimiza oferta de atendimentosde
A UPAE Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, tem atuado fortemente junto às secretarias municipais de saúde para otimizar a oferta de atendimentos no serviço. Por isso, os coordenadores da UPAE realizaram uma série de visitas para estreitar os laços com os municípios, alinhar o encaminhamento de pacientes para a unidade e realizar a supervisão do cuidado da população que já é assistida pela UPAE. Além de se reunir com os gestores do próprio município de Escada, a equipe da UPAE também visitou os municípios de Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Primavera, Rio Formoso, Sirinhaém e Ipojuca. Os resultados já conseguem ser observados pela coordenação do serviço. “A porta de entrada para a UPAE é pelas centrais de regulação dos munícipios. Por isso, esses encontros são importantíssimos para os pacientes que precisam de atendimento na nossa unidade pois neles pudemos apresentar de forma mais detalhada os nossos serviços e dar a dimensão de como podemos acolher a população da Mata Sul”, avalia a coordenadora Geral da UPAE Escada, Elaine Souza. As visitas foram realizadas entre os meses de fevereiro e abril. Nas idas aos municípios, os coordenadores também foram a algumas unidades básicas de saúde com o objetivo de fazer a supervisão do cuidado. A última visita ocorreu na última semana, em Sirinhaém, com a participação da coordenadora geral, Elaine Souza, a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares, Luanna Gressa, e o coordenador médico, Erison Rego. Na ocasião, foram recebidos pela coordenadora de atenção básica, Ingryd Ravanny, e a coordenadora da regulação, Carolina Karla. SERVIÇOS DA UPAE ESCADA A UPAE Escada, localizada na Rua Eng. Alves de Souza, 737 – Jaguaribe, hoje, serve de apoio aos municípios de Escada, Amaraji, Primavera, Rio Formoso, Cortês, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca através de consultas médicas, consultas com equipe multidisciplinar, exames complementares e sessões de reabilitação. Entre as especialidades médicas, estão Alergologia, Angiologia, Cardiologia, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia, Urologia, Radiologia e Ginecologia (CAF/Colposcopia). A oferta de exames engloba Ecocardiograma, Eletrocardiografia, Exames Laboratoriais, Exames Oftalmológicos, Holter, Mamografia, Mapa, Radiologia, Teste Ergométrico, USG Geral e Doppler.
Prefeitura do Jaboatão inicia o recadastramento anual de permissionários para implantação da bilhetagem eletrônica no transporte complementar
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anuncia o processo de recadastramento anual dos permissionários do transporte complementar público de passageiros para a implantação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica, com início previsto para junho deste ano. O recadastramento, conforme estabelecido pelo Decreto Nº55, publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (24), é obrigatório para todos os permissionários, prepostos (condutores e cobradores) e veículos do serviço. O recadastramento é obrigatório e será realizado na sede da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade, situada na Rua Zelindo Marafante, Nº 20, em Piedade, das 8h às 14h, durante o período de 6 de maio a 7 de junho. O atendimento será limitado a 15 veículos por dia, por ordem de chegada, conforme calendário pré-estabelecido. O custo do recadastramento é de R$ 53,61. “Desde 2018 iniciamos o processo de implantação da bilhetagem eletrônica, que foi judicializado por permissionários, mas, em março, com base em liminar judicial, a Prefeitura intermediou reunião da categoria para dar continuidade ao processo e foi possível avançar. Na última sexta-feira (19), o contrato com a operadora Tacom e a empresa de gestão Kim + foi assinado e estamos fazendo o levantamento dos permissionários que ainda não assinaram, para encaminhar ao Conselho Municipal de Transporte, que adotará as medidas cabíveis”, explicou o Coronel Carlos Sá, secretário-executivo de Ordem Pública e Mobilidade. Após a aprovação na vistoria do veículo, os permissionários e prepostos receberão a carteira de identificação obrigatória para o serviço, juntamente com o Certificado de Recadastramento 2024. Veículos com mais de 10 anos de fabricação terão até 180 dias, a partir da data de emissão do Certificado, para a substituição obrigatória, sob pena de revogação do Termo de Permissão, sem necessidade de notificação prévia. O projeto de renovação de todos os 283 permissionários foi submetido pela Prefeitura ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e encontra-se atualmente em fase de avaliação, com um investimento previsto de R$ 140 milhões.
Jaboatão concede aumento a servidores da Educação
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes publicou no Diário Oficial do município desta quarta-feira (24), o reajuste salarial de 4,51% sobre os vencimentos básicos concedidos a servidores que ocupam cargos efetivos, que integram o Grupo Ocupacional do Magistério e Grupo de Apoio Administrativo ao Magistério, de acordo com a Lei número 1.598/2024, de 23 de abril de 2024. O prefeito Mano Medeiros já havia concedido esse mesmo reajuste de 4,51% para os professores do Jaboatão no dia 26 de março deste ano. O percentual é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou acima do piso nacional da categoria. O reajuste será aplicado da seguinte forma: 2,25% com efeitos financeiros retroativos a partir de 1º de abril de 2024 e a diferença em setembro. “A gestão municipal mantém um canal de diálogo permanente com os servidores do Jaboatão em busca da valorização de todos. Temos feito grande esforço para equilibrar o orçamento e buscar mais recursos para investir em projetos e ações. Esse reajuste salarial concedido aos profissionais do magistério mostra o compromisso com a educação e a qualidade do ensino no município”, afirmou o prefeito Mano.
Anvisa atende solicitação de Eduardo da Fonte e proíbe venda de cigarro eletrônico no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou a solicitação do deputado federal Eduardo da Fonte, referente ao PL 2398/2023, e manteve a proibição da venda de cigarro eletrônico no país, que pode apresentar mais de 80 substâncias tóxicas e tornar o fumante propenso ao surgimento do câncer. Popularmente conhecido como “vape”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relaciona que o uso da nicotina em pessoas com menos de 20 anos pode acarretar em mais chances de se tornarem fumantes do cigarro tradicional na vida adulta. Somente no ano de 2023, segundo dados do Inca, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer provocado pelo uso do cigarro. Mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas todo ano se o tabagismo fosse rejeitado. “É uma vitória para a saúde do povo brasileiro a proibição da venda dos cigarros eletrônicos. Os usuários destes cigarros estão mais propensos a terem AVC e infarto, além de potencializar a ansiedade, depressão, transtornos de humor e síndrome do pânico. A ilegalidade do vape no Brasil, em contraponto à permissividade em outros países, coloca o bem-estar e a qualidade de vida de todos em primeiro lugar”, justificou Eduardo da Fonte. Apesar de já serem proibidos em todo o território nacional, esses produtos podem ser facilmente encontrados no comércio ou online. Os diretores da Anvisa justificaram na sua decisão o aumento do uso entre os jovens em países que liberaram, como os Estados Unidos; o seu potencial de dependência devido à nicotina, que pode chegar a ter cerca de 20 vezes a mais que o cigarro comum; e a ausência de pesquisas a longo prazo.
Consórcio é opção atrativa para aquisição de imóvel
O consórcio imobiliário é uma boa opção de compra planejada para quem deseja realizar o sonho da casa proópria sem recorrer a financiamento bancário. Funciona por meio da formação de grupos de pessoas interessadas em adquirir o bem, seja para residir ou para aumentar o patrimônio, com a contribuição mensal acordada previamente. O montante arrecadado a cada 30 dias forma um fundo comum, gerenciado por uma administradora, que é responsável por organizar os sorteios mensais ou lances para a contemplação dos participantes. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o Brasil registrou crescimento de 20% na aquisião de imóvel nesta modalidade, no início de 2024. O método é similar a qualquer outra forma de consórcio: a contemplação ocorre quando o consorciado é selecionado em um sorteio mensal ou quando oferece o lance vencedor, o que lhe confere o direito de utilizar o valor do crédito para a aquisição de um imóvel. Os participantes que não são contemplados continuam contribuindo mensalmente, aumentando as chances de serem agraciados nos meses seguintes. Esse processo continua até que todos os membros do grupo tenham sido contemplados ou até o término do prazo do consórcio. “Uma das vantagens da aquisição do imóvel via consórcio é a ausência de juros, o que o torna uma opção financeiramente atraente para aqueles que podem esperar pela contemplação. Além disso, oferece flexibilidade, pois os valores das parcelas e dos créditos podem ser ajustados de acordo com as necessidades e capacidade financeira dos que estão participando”, afirma a advogada Celina Pessoa de Mello, especialista em temas relacionados ao mercado imobiliário. Para participar de um consórcio de imóveis, os interessado deve se inscrever no site das administradoras. “Antes, é imprenscidível conferir se as mesmas estão cadastradas e autorizadas pelo Banco Central, entidade responsável pela regularização da modalidade”, ressalta Celina.
Live Lança Documentário dos 40 anos do Centro das Mulheres do Cabo
Nesta quinta, (25), acontece, através do Instagram @centro.das.mulheres, às 15h, o Lançamento do Documentário dos 40 anos do Centro das Mulheres do Cabo (CMC). A direção é assinada pela cineasta pernambucana Cecilia da Fonte. A live tem a participação de algumas personagens do vídeo que tem a duração de 13 minutos. O curta narra a história das quatro décadas do CMC por meio de mulheres que vivenciaram e vivenciam toda a trajetória de luta do feminismo popular no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco e no Brasil. Você vai conhecer o dia a dia de Silvia Cordeiro, médica e ex-coordenadora e presidenta da instituição; Izabel Santos coordenadora geral do CMC; Thuézia Souza, jovem ativista do Projeto Meninas em Movimento pela Educação; Lucidalva Nascimento, advogada que atuou por mais de 25 anos no CMC e foi a 1ª advogada a acionar a Lei Maria da Penha no Brasil; Sara Jorge, pedagoga do CMC; Maria José Alves da Silva (Lulu), sócia-fundadora do CMC, e Camilli Jorge, jovem que passou pelo Projeto Sistema de Vínculos Solidários. A direção, roteiro e fotografia é de Cecilia da Fonte e a produção é de Leo Miranda e do jornalista Rafael Negrão. O vídeo estará disponível após a live nas plataformas do CMC.